Guaraná da Amazônia benefícios e malefícios

Fruto descoberto pelo botânico  F. C. Paullini “o Guaraná” mais desde muito antes conhecido pelos indígenas  que associavam inclusive sentidos místicos, caracteriza-se por ser muito versátil usado por exemplo na fabricação de refrigerantes, xaropes e como material prima para vários compostos na indústria farmacêutica. O pequeno fruto característicos da Amazônia tem formato parecido a um olho, sendo vermelho na parte exterior e branco na polpa.

 O Guaraná da Amazônia carrega um grande potencial energético, sua constituição trás uma grande quantidade de cafeína, no fruto denominada guaranina, que é capaz de estimular a liberação de adrenalina e dopamina na circulação afastando em poucos minutos a sensação de cansaço físico e mental da pessoa, devolvendo a ela todo o vigor necessário para executar as atividades diárias. Por esse motivo é muito usado como estimulante pelos atletas, tanto que hoje é possível encontrar uma série de suplementos que levam o tal ingrediente em sua fórmula, e também artifício importante para estudantes e profissionais que executam trabalhos massantes e repetitivos, mantendo-os em estado de concentração e alerta.

Fruta do guarana
O guaraná apesar de ter uma ampla aplicabilidade, bastante utilizado por suas capacidades estimulantes

 O Extrato do Guaraná é um poderoso termogênico natural, sendo um importante aliado na perda de gordura, isso por que a cafeína faz com que o corpo recorra as reservas de gordura para obtenção de energia, acelerando também o metabolismo. Se associado a uma rotina de treinos físicos consegue promover uma melhor contração muscular auxiliando nos exercícios de endurecimento, poupando glicógeno, estimulando o sistema nervoso central e circulação, graças as propriedades vasodilatadoras.

Mas os benefícios não param por ai,  estudos recentes vem investigando as capacidades medicinais do guaraná e um dos resultados mais promissores até agora foi a descoberta de que suas substâncias possuem propriedades anticancerígenas, diminuindo significativamente as chances de aparecimento de um tumor ou câncer. Isso corrobora com a já comprovada atuação do mesmo no controle e tratamento de hipertensão, colesterol, triglicerídeos, arteriosclerose, enxaqueca e problemas gastrointestinais.

Contudo, vale ressalvar que para usufruir dos benfazejos do guaraná é preciso consumi-lo de forma moderada, seguindo as recomendações de quantidade diária, o ideal é consumir uma colher de chã (5g) em socos ou em água nas primeiras horas do dia, caso não seja suficiente tome uma segunda dose durante o chegar da tarde. Seguindo as recomendações é bastante improvável algum problema de saúde relacionado ao uso.

Não podemos afirma com veemência que o guaraná em pó é viciante, no entanto, por ativar neurotransmissores de dopamina no cérebro o uso prolongado pode fazer com que nosso corpo reclame cada vez mais a substância, devido a necessidade de cada vez mais dopamina. É importe alternar os períodos de uso, assim o corpo não se acostuma, continua absorvendo apenas as qualidades do produto.

Não é recomendável utilizar guaraná nas 5 horas antes de dormir, pode iniciar um processo palatino de distúrbios do sono, por falar nisso pessoas com problemas de insônia e hipertensão devem ter cuidado redobrado com as dosagens. Efeitos colaterais como irritabilidade, taquicardia, palpitações, gastrite e ulcera  podem também acometer pessoas que fazem o uso desmedido do extrato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.