Governo JK: Resumo e características do seu governo

O governo JK é o período em que o presidente Juscelino Kubitschek assumiu o governo do país é implanta várias metas e mudanças, visando o desenvolvimento do Brasil e diminuição da desigualdade.

Juscelino sobe ao cargo de presidente em 1955 tendo João Goulart como vice-presidente, logo Juscelino colocou em pratica o seu plano de metas, o lema principal que caracterizou o governo de Juscelino Kubitschek era “O Brasil ira desenvolver 50 anos em 5”.

JK

Os maiores investimentos foram nas áreas de transporte e energia, ele atraiu investidores de montadoras internacionais a criarem filiais no Brasil. Podemos citar a GM (General Motors), Ford, Volkswagen, Willys, etc. A infra-estrutura do Brasil estava se desenvolvendo. Juscelino Kubitschek queria mudar a capital do país para o planalto central, essa era outra meta criada no seu governo, a construção de Brasília, um projeto bem ousado mas que traria benefícios para o centro do país e deixaria o poder consequentemente mais centralizado dando fácil acesso a todas as regiões do Brasil, além de fatores estratégicos como localização militar.

JK

Nesse período houve uma grande migração nordestina para o sudeste e o centro do país, eles eram atraídos por empregos, mas como podemos ver hoje, a longo prazo vários destes ficaram desempregados e acabaram ficando nas regiões sem poder voltar jogados a merece do destino.

Um exemplo e a construção de Brasília, apos o término das obras, várias “favelas” surgiram nos arredores da cidade e o governo do DF teve que aderi-las as transformando em cidades satélites.

Juscelino Kubitschek sai da presidência do Brasil em 1961, o período de seu governo deu um novo balanço ao Brasil, apesar das reclamações de fazendeiros sobre o pouco investimento em movimentos agropecuários, o desenvolvimento do Brasil foi evidente.

O Brasil chegou a crescer 7% do seu PIB, o interior do Brasil ganhou um novo espaço o que valorizou muito o Centro-Oeste, o Brasil caminhava cada vez mais para o desenvolvimento.

Com a saída de JK, entrou em seu lugar o presidente Jânio Quadros, que como sabemos pouco antes de seu mandato acabar sofre o golpe da ditadura e o Brasil acaba perdendo muito para setores internacionais durante esse período, e ainda hoje lutamos para tentar reaver a economia e valorizar nosso produtos nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.