Funcionamento do agitador magnético

Os laboratórios químicos, desde muito tempo atrás, contam com a presença de equipamentos incríveis para realizar de projetos de pesquisa, estudos, análises, formulações de distintas particularidades, misturas de soluções, liquidificações, condensações, gaseificações, entre outros fatores.

Um dos equipamentos que fazem parte desses centros são os agitadores magnéticos, que possui características específicas para executar a agitação de soluções por um longo período de tempo, sendo que algumas delas tem a capacidade tanto de misturar quanto de aquecer os elementos.

Funcionamento do agitador magnético
Representação de um agitador magnético.
(Créditos da foto: http://www.biovera.com.br/)

Funcionamento

Esse equipamento é composto por uma pequena barra magnética, onde a solução é adicionada, sendo movida por um dos seus imãs (peixinhos) integrados ao motor, que propicia determinadas velocidades de rotação, possibilitando a agitação de acordo com as necessidades do ministrante.

Outros componentes visíveis nesse importante produto são a presença de um prato superior, que pode ser encontrado em material de alumínio, cerâmico ou vidro. É abaixo desse objeto que se encontra o motor de imã.

Obervação: A barra magnética deve ser sempre revestida por uma camada de teflon, para evite as reações provocadas pelo imã.

Capacidade de volume

  • Agitadores magnéticos sem aquecimento: Entre 2,5 até 20 litros.
  • Agitadores magnéticos com aquecimento: Entre 4, 10 e 14 litros, com temperaturas que variam de 50 °C à 320 °C.

Atenção!

Os líquidos que possuem muita viscosidade ou misturas heterogêneas que tenham altos níveis de sólidos, não devem ser agitados em equipamentos magnéticos, mas sim nos mecânicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.