Formação da Lua resumo

A Lua, além de ser muito bela, desde muitos anos produz uma grande curiosidade e misticismo a todos. Ela é o único astro que gira em torno da Terra e suas proximidades são bem relevantes, tendo ainda suas rotações em torno dos seus eixos de maneira igual. O primeiro homem a pisar nela foi o Neil Armstrong, em 1969.

Sua formação não possui fontes completamente concretas, mas algumas teorias do Big Splash faz essa descrição. Diz-se que no período Hadeano, cerca de 4,57 a 3,85 bilhões de anos atrás, um objeto com o tamanho aproximado de Marte (chamado de Theia) se colidiu com a Terra. Dessa maneira se deu a explicação do momento angular orbital do sistema Terra-Lua e também a semelhança entre os dois corpos.

Lua

Esse grande impacto fez com que Theia fosse vaporizada e a superfície da Terra também, com isso, toda a água e as rochas fundidas foram  lançadas para a atmosfera formando um anel que se condensou e formou a Lua, astro que acabou ficando preso no campo gravitacional terrestre.

Após a sua formação, a distância com a Terra obteve alguns aumentos devido a perda da energia rotacional terrestre que foi ganhada pela Lua. Através desse processo podemos observar que anteriormente suas distâncias eram muito próximas, fazendo com que efeitos de maré fossem muito mais elevados, proporcionando mares primitivos com alta concentração de materiais orgânicos que pode ter ajudado a formação, a existência e a sobrevivência de vida na Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.