Feridas dentro da boca o quê pode ser

Por vezes nos deparamos com pequenas lesões dentro da boca que costumam provocar bastante incômodo, dores e até mesmo outros sintomas mais intensos no organismo. Elas podem ser causadas por algo simples ou grave, de acordo com os hábitos de higiene, imunidade e cuidados de cada indivíduo.

Estima-se que a maioria das feridas são causadas por traumas de objetos colocados na boca (tal como tampas de canetas, palitos, etc), pela má colocação de próteses dentárias, pelo consumo de bebidas alcoólicas , uso de cigarro, má escovação, entre outros fatores.

O que pode ser?

                                                                                                                                                                  Aftas

Afta

» Inflamações brancas e pequenas com tom avermelhado em sua volta, elas não são contagiosas e acometem com mais frequência na mucosa da boca. São comuns e podem sumir e aparecer em curtos espaços de tempo.

» O seu tratamento é realizado com o uso de enxaguantes bucais antissépticos, pomadas anestésicas e o uso de antibióticos em casos mais graves.

Candidíase

Candidíase bucal

» Essa doença é conhecida popularmente como “sapinho”. Ela se trata de uma infecção fúngica causada por uma cândida albicans. A sua coloração costuma ser amarelada, avermelhada ou branca. Provoca muita sensibilidade e dores no local, principalmente em pessoas que usam dentadura e recém nascidos.

» Para tratar dessa enfermidade é necessário que o indivíduo controle as condições que causam a doença, tal como realizar uma boa higienização da boca, da dentadura, diminuir a ingestão de alimentos ácidos, consumir medicamentos antifúngicos, entre outros.

                                                                                                                                                        Herpes simples

Herpes dentro da bocsa

» São caracterizadas como bolhas dolorosas que aparecem tanto na parte interior como na exterior da boca. Elas são causadas por vírus e são contagiosas. Essa doença pode ser ativa ou inativa, dependendo do organismo e da imunidade de cada indivíduo que a possui.

» Não existe cura para esse tipo de infecção, portanto o tratamento realizado servirá para conter o avanço da doença. Anestésicos e medicamentos antivirais costumam amenizar a enfermidade. O acompanhamento médico é essencial nesses casos.

Leucoplasia

Leucoplasia oral

» A enfermidade tema a aparência esbranquiçada e costuma acometer a língua, gengiva e a  parte interna da bochecha. Os seus sintomas se tornam ainda mais intensos quando o indivíduo masca fumo, fuma ou fica com a prótese dentária mal ajustada. Cerca de 5% das pessoas que tem leucoplasia desenvolvem câncer de boca.

» Para o tratamento, terá que ser realizada a remoção dos fatores que vem causando as lesões no indivíduo. Em alguns casos, os pacientes terão que abandonar o uso de dentaduras e o uso do tabaco em qualquer uma das suas formas de consumo.

Dica

Para mais informações, procure seu dentista. Assim, um diagnóstico mais detalhado será realizado para saber o tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.