Endurecimento na barriga durante a gravidez

O período gestacional de uma mulher faz com que seu corpo se modifique muito e, além disso, vários desconfortos acompanham os 9 meses de gravidez. Com isso, diversas dúvidas surgem com o decorrer do tempo e todas elas devem ser bem esclarecidas para que nada atrapalhe a gestação.

O pré-natal é muito importante durante toda a gravidez, não somente para saber como está o desenvolvimento e a saúde do bebê, mas também para acompanhar a saúde da gestante.

Mamãe segurando a barriga. (Foto: Reprodução)
Mamãe segurando a barriga.
(Foto: Reprodução)

O endurecimento da barriga é normal?

Em certos períodos da gravidez a barriga pode endurecer e na maioria das vezes isso é normal, principalmente na 37° semana, ao final da gestação. Isso acontece devido a contração uterina e normalmente indica que o nascimento do bebê já está se aproximando.

Elas são consideradas normais após a 25° semana de gestação, onde são ditas como contrações de treinamento.  Antes desse período, se a sua barriga ficar dura frequentemente, com intervalos regulares e cada vez mais próximas entre si, pode indicar um sinal de parto prematuro. Caso esse seja o seu caso, procure o seu médico ou um ginecologista/obstetra imediatamente.

Observação: A contração é descrita como sensação de endurecimento da barriga seguido de um relaxamento.

O que fazer quando a barriga ficar dura?

Quando as contrações começarem a acontecer, é indicado que a mulher se encaixe em uma posição na qual ela fique confortável, respirar lentamente e se concentrar no que está fazendo para que as dores não sejam tão incômodas.

Conforme o dia do nascimento for se aproximando, as contrações rítmicas e regulares,  e o enrijecimento da barriga será ainda mais frequente.

Endurecimento da barriga no início da gravidez

Mesmo não sendo um fator tão preocupante, é importante que a mulher tenha bastante cuidado durante os primeiros meses da gestação devido a fragilidade e sensibilidade do feto. Caso haja endurecimento da barriga nesse período, descanse e relaxe em uma posição confortável, se isso não resolver, procure ajuda médica.

Esse dado deve ser relatado nas consultas do pré-natal, onde a mulher deverá informar com que frequência essa contração acontece. Na maioria dos casos, os ginecologistas e obstetras pedem para que a paciente faça o uso de uma suplementação de magnésio.

Aviso: NÃO tome qualquer tipo de medicamento em período gestacional, salvo que o mesmo seja prescrito pelo médico.

Mamãe olhando para sua linda barriga. (Foto: Reprodução)
Mamãe olhando para sua linda barriga.
(Foto: Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.