Desmatamento na Amazônia: Causas, Consequências, Resumo e Problemas

A Amazônia representa uma das 27 unidades federativas do Brasil, tendo o título de maior estado em termos de território, são cerca da 1.570.745,680 km². Também possui um número de habitantes bem superior se comparando aos demais estados da região norte, somente em Manaus, a capital do estado, estão presentes mais 1,8 milhão de habitantes. Grande parte do estado é ocupado pela Floresta Amazônica, onde há reservas florísticas. Por causa do grande número de rios e lagoas, o acesso à região é praticamente feita via área ou fluvial.

Amazônia -> rio contornando a floresta amazônica.
Amazônia vista do alto, em uma região ainda sem sinais de desmatamento.

A Floresta Amazônica é considerada como a maior floresta tropical do mundo, contendo também a maior biodiversidade. Apesar de estar localizada e, maior parte no Brasil, a Floresta se estende por outros 8 países da América do Sul – Peru, Bolívia, Equador, Venezuela, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Além do Amazonas, também faz parte do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará, passando em volta do rio Amazonas e de seus afluentes.

Mesmo possuindo grande extensão e variedade de fauna e flora, a Amazônia, tão pouco a Floresta es tão sendo desmatadas desde o século passado. Até meados dos anos 70, ainda podia ser observado uma região intacta, mas com o início da era moderno local, tudo mudou. O principal marco para abrir caminho à degradação da natureza, foi a inauguração da rodovia Transamazônica, terceira maior do Brasil, com 4.223 km, que liga Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando alguns estados.

Causas do desmatamento:

Pecuária -> Uma das causas do desmatamento
O setor pecuarista acelerou o desmatamento da floresta para criação de bovinos.

O maior problema que provocara o desmatamento da floresta está no crescimento da tentativa de se urbanizar o estado. Com tantas intervenções, parte da floresta foi sendo invadida por pessoa despreocupadas com as consequências negativas que esses atos podem surtir. A maior prática errônea está na criação de gado, a expansão de pastos e criações de fazendas. De acordo com dados, o setor pecuarista é responsável por cerca de 14% ao ano de desmatamento global.

A retirada de madeira -> Motivos do desmatamento
O extrativismo ilegal aumenta ainda mais o número de árvores e afluente destruídos.

Outro fator que repercute no desmatamento da Amazônia é a extração de madeira. A mais de 300 anos existe o extrativismo, mas com o passar do tempo essa prática se intensificou, com a chegada de milhares de empresas advindas de diferentes partes do Brasil e mundo. O maior problema está na insustentabilidade realizada pela maioria, pois se houvesse planejamento de reflorestamento das matas, não haveria tantas perdas. O madeireiros exploram as espécies mais valiosas como o mogno, mas também destroem outras árvores afim de abrir caminho dentro da mata.

A floresta sendo explorada de maneira intensa, se torna muito suscetível a incêndios, a luz solar adentra o interior da floresta através dos caminhos abertos, e com a seca associada a matéria orgânica morta como troncos, folhas e galhos, tudo se torna combustível e então ocorrem os incêndios. Esse evento têm sido cada vez mais frequente, pois além disso, também ocorrem devido ao fogo de queimada utilizada para fazer a limpeza de pastagens que alastra indevidamente. São necessários mais de um século para que essa área fosse recuperada.

Resultados do desmatamento:

Apesar da intervenção na Amazônia, chegar a gerar novos investimentos, desde infraestrutura e avanços tecnológicos, sociais, educacionais, entre outros, a região perde muito mais em natureza. Todas as formas de desmatamento causam a destruição direta do habitat de inúmeras espécies animais e vegetais, muitas vezes exterminando muitas dessas espécies, além de diminuir drasticamente a riqueza natural do solo. Surgem erosões, exaustão de nutrientes e outros componentes. A agricultura porta tono é prejudicada.

queimadas -> Grande fator para o desmatamento da Amazônia
Cada uma das atitudes ilegais e desumanas contra a natureza repercutirá diretamente e negativamente no ser humano.

A água de rios e afluentes perdem sua ciclagem, por causa de desvios e aterramento. Essa condição contribui em grande escala para o aquecimento global. Outra questão está na hidreletricidade amazônica que fornece cerca de 65% de toda a demanda de energia elétrica do país, portanto, a eficiência das usinas hidrelétricas está condicionada à vazão dos rios, e, portanto, parcialmente às chuvas. Um problema gera outros e segue sucessivamente.

Se não houver uma intensificação de medidas eficientes que impeçam ou regulem o desmatamento, muito a humanidade irá perder os próximos séculos. Pois cada parte da natureza faz parte da sobrevivência do ser humano, quando tudo se findar, de onde tirão recursos?! Nos dias atuais nota-se as diferenças desse destrato com o meio ambiente, através das mudanças climáticas e o número absurdo d espécies da fauna e flora que es tão extintas ou ameaçadas de extinção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.