Curupira folclore brasileiro

O folclore é dito como um conjunto de lendas e mitos de diversas histórias que são contadas a muitos anos e são passadas de geração em geração. A maior parte desses assuntos foram inventados por indivíduos que moravam na região interior do Brasil a muito tempo atrás. Todas as histórias foram criadas com duas intenções, sendo elas colocar medo em quem as escultava ou ensinar algo importante, tal como a lendo do curupira.

Representação do Curupira. (Foto: Reprodução)
Representação do Curupira.
(Foto: Reprodução)

O curupira – também chamado de caipora – é um dos personagens mais importantes do folclore brasileiro. Esse símbolo é dito como um habitante das matas brasileiras. Ele é pequeno, com os cabelos cor de fogo, possui os pés virados para trás, e é um defensor de toda a natureza que castiga e ataca a todos que querem destruir o meio ambiente e fazer mal aos animais.

Para realizar a proteção de todas as florestas, o curupira assusta os caçadores e os lenhadores com assovios muito agudos e com imagens ilusórias. Ele consegue despistar a todos por causa das suas pegadas que confundem os indivíduos pelos rastros falsos. Além disso, ele é muito veloz, fazendo assim com que ser humano nenhum consiga alcançá-lo em uma corrida.

O folclore relata que o curupira gosta muito de descansar na sombra das mangueiras, que gosta muito de crianças e que costuma leva-las para as matas para que aprendam como é importante cuidar da natureza, para ensinar a elas todos os segredos desse mundo verde e somente após 7 anos esses jovens são devolvidos as suas famílias.

O curupira é um personagem pregador de peças para as pessoas que entram na floresta, principalmente nas que desejam realizar qualquer ação que prejudique a natureza. Ele faz com que elas se percam nas matas, que fiquem perdidas e faz diversas brincadeiras até que achem o caminho de volta para seu lar.

Não existe qualquer comprovação científica sobre essas figuras folclóricas, mas é sempre importante lembrar que essas lendas – na maioria das vezes – quer nos dizer algo muito importante, assim como o curupira nos ensina a importância de cultivar, cuidar e proteger todo o ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.