Como se concentrar na leitura

Se concentrar durante uma leitura é um dificuldade que atinge muitas pessoas, por vários motivos diferentes, alguns podem ser por falta de pratica, outros por não compreenderem o que está lendo e outros por terem alguma disfunção, como déficit de atenção, hiperatividade, doença como dislexia, algum problema visual não diagnosticado ou um dos mais comuns, ansiedade.

Para ajudar a solucionar o problema, logicamente primeiro devemos identifica-lo, mas existem alguns exercícios e algumas dicas que poderão lhe ajudar a se concentrar mais em sua leitura, primeiro vamos conferir algumas dicas que podem te ajudar na hora de se concentrar, muitas delas já foram comprovadas cientificamente.

ler

1) Intervalo

Se você está com dificuldade em se concentrar em longos períodos de tempo, a técnica do intervalo pode ser uma boa solução, basicamente você coloca um tempo demarcado para estuda, é fará um pequeno intervalo, depois retomara aos estudos, o recomendado seria a cada 25 minutos fazer um intervalo de dois minutos, mas para quem está começando você pode fazer períodos de 10 minutos com intervalos de aproximadamente 2 minutos, um timer de cozinha pode ajuda nessa técnica.

2) Persistência

Geralmente para que está lendo ou para quem está fazendo algum exercício e fácil desistir depois de encontrar alguns exercícios que você não consegue fazer ou muitas paginas que você praticamente não entendeu nada, tente programar a sua mente para mais cinco tentativas sempre, assim quando você não aguentar mais, diga para você mesmo, só mais cinco tentativas. Assim com muito sacrifício você pode termina o que começou.

3) Ambiente

O ambiente de estudo pode fazer toda a diferença na hora de se concentra, muitas pessoas que moram com famílias grandes não conseguem se concentrar, o ideal é ir para um lugar silencioso como uma biblioteca onde não haverá interferências exteriores, a partir dai e só começar a estudar.

4) Se concentrar em apenas uma coisa

É muito comum alguém começar a ler ou a estudar com a televisão ligada ou o computador por mais que pareça difícil, o ser humano só conseguir priorizar uma função de cada vez, independente de sexo, portanto por mais que parece que você está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, na verdade o que acontece é uma troca muito rápida do foco do seu cérebro, muitas vezes em segundos ou milésimos o seu cérebro troca a sua prioridade, um exemplo e tentar girar  as mãos uma ao contrario da outra, simplesmente por mais que você tente não conseguira ficar nem cinco minutos assim. Portanto, nada de lanche, TV, computador, celular, se concentre apenas no livro e nada mais.

5) Exercícios

Um exercício que parece ser bem eficiente e o exercício da contagem, imagine duas colunas, a da direita com o numero 0 e a da esquerda com o numero 100, agora tentem ir aumentando e diminuendo os numero em uma escala de 2, assim teríamos por exemplo 0 – 100, 2 -98, 4 – 96, 6 – 94, e assim por diante, até que chague a zero novamente ficando assim “100 – 0”, depois faça o reverso como o exemplo a seguir: 100- 0, 98 – 2, 96 – 4, e assim até zerar novamente, provavelmente fazer isso sozinho será bem difícil  chame um amigo e caso você perca a contagem ele te lembrara do numero que parou para que não seja necessário começar tudo de novo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.