Coco preto o que pode ser

Hoje falaremos um pouquinho melhor sobre o cocô ou melhor fezes, para entender melhor é essa coisa que todos nós, sem descriminações, produzimos, vamos voltar as origens dessa palavra, fezes advém do grego faeces que traduzindo significa ” resíduos”. Nosso corpo é compostos por uma série de processos, entre eles o digestivo, quando ingerimos algum alimento ele chega na região gastrointestinal onde uma série de enzimas, ácidos e bactérias tramalham em parceria para absorver os nutrientes, no caminho pelo intestino tudo que pode ser aproveitado é separado até sobrar apenas o refugo, o bolo fecal.

Mais de 50% da massa fecal é constituída por bactérias mortas, em menor porcentagem temos a celulose, fibras, muco e demais substâncias que nosso corpo não foi capaz de absorver, esses valores podem variar muito conforme a alimentação do individuo. Pessoas com hábitos saudáveis e uma dieta rica em fibras, o que faz o intestino trabalhar de forma mais precisa e saudável, influindo diretamente na qualidade e quantidade de fezes e mais importante ainda na saúde.

Fezes Pretas

A cor das fezes pode variar muito de acordo com a dieta, pessoas que consomem muito vegetal podem nota-la esverdeada, já quem prefere laticínios amarelada, no entanto todas as pigmentações parte do marrom isso graças a presença estercobilina uma substância que ajuda na quebra de gordura.

Uma mudança na cor fecal pode ser um sintoma de que algo está errado no seu organismo, se a cor estiver próximo ao preto significa que você pode está perdendo sangue pelo intestino ou estomago sendo por tanto um indicador de uma possível úlcera. Se o tom estiver mais tendenciado ao vinho, também é bom se preocupar, pois pode ser um dos sinais de câncer intestinal.

É importante também olhar a forma

Segundo os especialistas em Gastroenterologia existem vários padrões considerados normais para o formato e consistência do bolo fecal, que vai desde rígida e arrendondada a pastosa sem consistência, mas também apontam que a forma ideal de um cocô é um objeto uniforme, interesso e acompridado. Isso porque, quando tudo está indo bem uma espécie de cola se forma que garante elasticidade aos detritos.

O que fazer quando notar algo errado

O primeiro passo ao notar uma anormalidade na cor ou na forma de maneira recorrente é procurar um médico gastroenterologista, ele saberá diagnosticar corretamente o seu problema, e ministrar o tratamento correto. Se for o caso encaminha-lo as mãos de outro especialista. Saiba interpretar as nuances do seu corpo e nunca as negligencie-as isso, uma coisa aparentemente simples pode se desenvolver grandes problemas no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.