Cefalexina atrasa a menstruação?

Os atrasos menstruais sempre nos preocupam muito, tanto pela possibilidade de uma gravidez quanto pelas doenças que esse sinal pode indicar. Em muitos casos, esses atrasos correspondem unicamente ao ciclo irregular que a mulher possui, e/ou ao excesso de atividades físicas e/ou ao uso de medicamentos.

Antibióticos atrasam a menstruação? (Foto: Reprodução)
Antibióticos atrasam a menstruação?
(Foto: Reprodução)

A Cefalexina, por ser um antibiótico, pode chegar a atrasar e até mesmo a interromper a menstruação.

Isso porque esses medicamentos possuem substâncias que podem influenciar diretamente nas ações hormonais do organismo. Todo o ciclo menstrual e a vinda da menstruação todos os meses são ligadas as essas taxas hormonais que podem desregular esse processo.

Os atrasos menstruais causados por antibióticos possuem mais chances de acontecer se o tratamento que o indivíduo estiver fazendo com o medicamento for de vários dias, dependendo ainda se ele for ou não muito forte para o organismo.

Mesmo sabendo que essa possibilidade exista, é sempre importante consultar regularmente um bom ginecologista para tirar todas as dúvidas sobre atrasos menstruais, corrimentos, para verificar como está a saúde da área genital, entre outros.

Curiosidade

Alguns profissionais dizem que alguns antibióticos, tal como a Cefalexina, podem ainda atrapalhar a eficácia dos anticoncepcionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.