Fc Noticias » Saúde » Bipolaridade tem cura

Bipolaridade tem cura

Conheça mais sobre esse mal e suas formas de tratamento no artigo a seguir. A bipolaridade é uma doença mental que age de forma cronica e quando não tratada corretamente prejudica a pessoa tanto inter, quanto intrapessoalmente.

     

O transtorno bipolar é um problema no qual o doente sofre mudanças abruptas de humor, entre manias, euforia e depressão. Esse mal é muito sério, já que afeta os mecanismos emocionais, de recompensa e motivação em nosso cérebro, sendo, por conseguinte, um dos principais motivadores dos suicídios.

Antigamente esse tipo de disfunção psíquica era conhecido como psicose maníaco-depressiva, e implica um descontrole na cadência e na lógica das combinações de ideias, o resultado disso são ações desmedidas ora de compulsividade, ora de planejamento, a evidência maior da bipolaridade, são as dualidades extremas, em que a dominância e a recessividade de um mesmo pesar altera-se constantemente.

bipolaridade

O transtorno bipolar tem como característica mais explicita a mudança repentina de humor

Causas do transtorno bipolar 

Não se sabe ao certo as origens dessa doença, mas os médicos convencionam dizer que tanto fatores genótipos quanto fenótipos podem interferir no desenvolvimento. Segundo estudos, a hereditariedade do mal existe, contudo, acredita-se que condições especificas do meio podem potencializar as chances do acometimento do transtorno.

O distúrbio não escolhe gênero pode atingir igualmente homens e mulheres, e muitas vezes surge o primeiro episódio depois de alguma forte emoção, que funciona como um gatilho para o surto. Uso de drogas, medicamentos e fortes mudanças na ordem das coisas na vida configuram entre os principais atenuantes.

Muitas pessoas atualmente, dada a necessidade de se manter em vigília abusa de uma substancia, a cafeína, o que poucos sabem é que os efeitos dessa refletem de forma explicita no humor e pode também corroborar com o surgimento da primeira crise maníaco depressiva.

Tratamento da bipolaridade 

O transtorno bipolar não tem cura, a doença é cronica, mas passível de tratamento, alias uma das com maior panteão de mecanismos de controle. Em geral são retiradas as drogas, inclusive a cafeína, e ministrados medicamentos antidepressivos. Descobertas importantes viram que pacientes tratados com lítio apresenta uma melhora substancial do quadro, inclusive controlando a reincidência dos episódios.

É muito importante o diagnóstico precoce da bipolaridade, para que os efeitos sobre sua saúde mental e indiretamente sua integridade física sejam menores, tão pouco sua vida social seja abalada. Por isso, logo que suspeitar dá doença procure um psiquiatra,  este possui as ferramentas necessárias para um laudo e tratamento correto.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?