Benefícios da caminhada

A caminhada é uma das atividades físicas mais simples eu existe. Além de ser de total acesso, muitos podem desfrutar da vista em que estejam e apreciar paisagens, respirar ar livre e ainda não irá custar nada no bolso. Um dos motivos tidos por diferentes pessoas em realizar a caminhada, está no aumento da qualidade de vida. Essa afirmativa possui fundamento, pois fazer uma caminhada de maneira regular, contribui
muito para melhoria do corpo e da mente.

O ideal é fazer 5 vezes por semana num período de 30 a 60 minutos, tudo isso seguindo um ritmo apropriado, ou seja, que dê um a esforçada nas pernas de maneira constante, mas não force tanto a respiração. Vestir roupas adequadas, bem como utilizar o calçado ideal, fazem a diferença na caminhada, tornando-a mais agradável. Recomenda-se procurar lugares que tenha pista em linha reta, e que não represente risco a integridade física, como avenidas muito movimentadas por carros.

fazendo caminhada
A caminhada ajuda aumentar a imunidade e o condicionamento físico.

Fazer caminha ajuda a emagrecer, pois enquanto está na atividade, acontece a queima de gorduras. Embora seja muito benéfica para perda peso, é preciso associar o exercício com uma dieta alimentar correta, quanto mais foram compatíveis, melhor será o resultado. Contribui para o aumento da massa muscular e define bem o corpo ao fortalecer os músculos, principalmente os membros inferiores, pernas, panturrilhas, cochas e etc. e ainda repercute mudanças internas no corpo.

Estimula os pulmões, oxigenando as células do corpo, o que melhora a respiração e o condicionamento físico. Aumenta a circulação sanguínea, colaborando para o controle da pressão arterial. Chega a propiciar melhorias na condição cardiovascular que diretamente reduz as taxas de colesterol ruim LDL e aumentando o colesterol bom VLDL, o que reduz o risco de problemas cardíacos. Reduz o risco de diabetes tipo 2, porque melhora a ação da insulina no corpo.

Todo exercício assim como a caminhada deve ser feito regularmente para que se obtenha todos os benefícios. Assim o praticante estará mudando sua condição de vida, melhorando sua saúde e ainda pode modificar sua estética corporal. Melhora a imunidade, diminui a ansiedade, previne contra doenças e garante uma expectativa bem maior. Cuidar da saúde é fundamental, e fazer caminhada é o primeiro passo de uma vida mais saudável de viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.