Baixa nas hemácias

As hemácias são substâncias fundamentais para a sobrevivência do ser humano. São responsáveis por transportar o oxigênio e o gás carbônico para os tecidos do corpo.

Elas são constituídas de hemoglobina – propriedade composta por uma grande quantidade de ferro e é o principal meio de transporte de oxigênio para o sistema circulatório utilizado no corpo –  e de globulina – proteínas que não se derretem na água do sistema, fazendo com que consiga suprir os nutrientes dos tecidos.

As hemácias também são chamadas de eritrócitos e glóbulos vermelhos e é o fator responsável pelo sangue ser de tonalidade vermelha.

Elas são produzidas e originadas da medula óssea do corpo.

A concentração das hemácias variam de homem para mulher. Veja abaixo quanto cada um possui da substância.

Concentração de hemácias

Hemácias

* Homem: 5. 200 milhões/ mm³

* Mulher: 4.700 milhões/mm³

Esses são os dados de concentração de glóbulos vermelhos adequados para o corpo humano. Caso esse valor seja abaixo do que citado acima, ocorrendo assim a baixa das hemácias, a pessoa poderá ficar frágil e adquirir algumas doenças.

Doenças causadas pela baixa das hemácias

* Anemia ferropénica;

* Anemia falciforme;

* Talassemia;

* Anemia hemolítica;

* Esferocitose;

* Anemia perniciosa;

* Anemia aplástica;

* Malária;

* Policitemias;

* Coagulação intravascular disseminada;

* Trombose.

Dependendo da quantidade de hemácias descritas no exame de sangue realizado, será necessário que o paciente passe por uma transfusão de sangue ou por um transplante de órgão para recuperar a sua qualidade de vida.

É muito importante que todas as pessoas façam ingestão regular de ferro, vitamina B12 e ácido fólico durante seu tempo de vida, somente assim poderá prevenir a queda das hemácias e prevenir a sua principal doença, a anemia, que pode levar a pessoa a óbito quando não tratada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.