Atrasar o anticoncepcional 1 hora tem problema

O anticoncepcional foi criado para facilitar a prevenção de uma gravidez indesejada, além disso, pode promover outras benefícios para a mulher. Não é atoa que o mesmo seja um dos medicamentos mais usados no mundo todo, primeiro porque seus efeitos colaterais são mínimos, e ainda consegue proteger o organismo de algumas infecções genitais, tipos de câncer de útero e ovário.

O uso da comum do anticoncepcional deve ser recomendado pelo médico ginecologista que irá determinar qual a melhor opção. Sendo mesmo a cartela de comprimidos, a mesma deverá ser iniciada no primeiro dia que o fluxo menstrual surgir, em um horário que seja mais conveniente. A pílula deve ser tomada diariamente sempre respeitando o horário determinado.

Quando tomada a pílula corretamente, a mesma fará efeito desde o primeiro dia em que se tomou. É comum acontecer de a mulher esquecer de tomar a pílula, se isso ocorrer, a mesma terá até 12 horas, para tomar a pílula e ainda manter sua funcionalidade. Se esquecer por mais tempo, é importante verificar as instruções do medicamento, o ideal é tomar a pílula o quanto antes. Lembrando de seguir tomando a cartela normalmente, não sendo necessário interromper o uso.

Esquecer o horário do anticoncepcional
A garantia de eficácia do método está no uso da pílula no mesmo horário todos os dias.

É importante ter o conhecimento de que quanto mais irregular for o uso da pílula, menos ela irá funcionar, por isso deve-se ter muita atenção aos horários e os dias para que não ocorram falhas. Quando acontece o esquecimento de uma hora, por exemplo, não há tanto problema, mas se esquecer por mais de 3 dias, recomenda-se interromper o uso da cartela e esperar pelo próximo menstrual e assim iniciar outra cartela.

Não é necessário utilizar outros métodos contraceptivos adicionais, como a pílula do dia seguinte. Por mais vantajoso que seja o uso dos anticoncepcionais, nenhuma método é totalmente seguro, por isso, deve-se associar o uso com contraceptivos de barreira, ou seja, a camisinha, pois além de proteger contra a gravidez, ainda previne o contágio de DST’s. Em caso de maiores dúvidas é importante procurar orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.