A mulher fica fértil antes ou depois da menstruação

Quando se chega a idade dos 12 anos, a menina começa a sentir os primeiros indícios da maturidade feminina, iniciando a sua fertilidade natural. Essa nova fase ocorre por causa de um comum vento que geralmente advém nesse período da vida, que o ciclo menstrual. Todo o corpo começa a trabalhar hormônios e outros processos para que os órgãos reprodutores estejam preparados a qualquer momento para gerar uma nova vida. Resumidamente, a menstruação indica a condição fértil de cada mulher.

Com o avanço da idade a fertilidade feminina tende a sofrer uma diminuição representativa. Quando se alcança os 40 ou mais anos de idade, a fertilidade fica quase nula pois a mulher entra em uma nova fase denominada menopausa. Geralmente quando surge a vontade de ser mãe, muitas mulheres utilizam de diferentes métodos para garantir a eficácia de uma concepção, entres eles está o recurso da tabelinha, onde consta os dias férteis adequados para a ovulação. Mas para que esse método atenda corretamente a pretensões, é importante entender como realizar os cálculos dos dias.

Comumente, os ciclos normalizados duram em média 28 dias, tendo como pico de ovulação no 14º dia. Considerando como período fértil, o 11º e o 17º dia do ciclo, desde que comece a contagem a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil feminino portanto ocorre em provimento da menstruação. A ovulação por sua vez acontece quando o óvulo se conduz até as trompas de Falópio, onde poderão ser fecundados caso aconteça a relação íntima.

O período fértil de cada mulher irá depender do tamanho de seu ciclo menstrual.

Em média, o período fértil dura cerca de 6 dias, fase essa em que a mulher mais ovula. Representando também os 14 dias que antecedem a próxima menstruação, aquelas mulheres que possuem ciclos irregulares, essa contagem não é exata. Neste caso, a melhor forma de poder engravidar, é manter relações íntimas em qualquer período e não fazer uso de contraceptivos.

O período fértil e a menstruação estão diretamente ligados, pois quando não ocorre a fecundação durante a ovulação, o fluxo menstrual acaba descendo em alguns dias.

Esse fluxo serve como uma limpeza do corpo onde se faz a eliminação dos óvulos não fecundados. Logo após a menstruação, corpo reinicia o processo de criação e amadurecimento de um novo óvulo. Todo o ciclo menstrual começa na puberdade e dura até a chegada da menopausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.