20 de janeiro Rio feriado

A cidade do Rio de Janeiro, é com certeza uma referência do Brasil no exterior, justamente por ter belas praias, um clima tropical propício para quem deseja curtir as férias, e por ser característico da cultura brasileira. A cidade que leva o mesmo nome do estado, já foi palco de inúmeros filmes, shows internacionais, telenovelas, e vários outros e ventos de grande repercussão, nacional e internacional.

Por ser um local turístico, o Rio de Janeiro, está sempre repleto de turistas, durante todo o ano, sejam estrangeiros de várias partes do mundo ou mesmo brasileiros advindos de outras regiões do país. Apesar de a cidade receber muito bem em qualquer época os seus visitantes, é preciso estar a par sobre os feriados do Rio, como forma de saber o que de certo terá funcionamento, principalmente para as pessoas que viajam até a cidade maravilhosa à trabalho.

Rio de Janeiro
Dia 20 de Janeiro é celebrado o dia de São Sebastião do Rio de Janeiro, Padroeiro da cidade.

Os feriados no Brasil são diferenciados por níveis, sendo estes nacionais, estaduais e municipais, todos estipulados pela lei federal nº 662 de 1949, podendo ainda ter origem religiosa ou civil. Ainda exitem as datas festivas ou de guarda como são comumente chamadas, como o Carnaval, por exemplo, que não possuem carácter de feriado nacional, mas podem ser assim entendido de acordo com a determinação legal de feriados municipais.

No Rio de Janeiro estão presentes vários feriados, por causa do número de municípios, porém, alguns são de maior evidência. Quem decidir visitar o sudeste do Brasil, pode organizar sua viagem baseando-se no feriados da região. Confira a lista para o ano de 2013:

  • Dia 20 de Janeiro (domingo) – São Sebastião (Padroeiro da cidade)
  • Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, foi vista a imagem de São Sebastião de espada na mão entre os que lutavam contra os contra os franceses.
  • Dia 12 de Fevereiro (terça-feira) Carnaval
  • Celebração feita com muita dança, música e cores, antecipando a páscoa, é realizada no Brasil e em alguns países europeus.
  • Dia 23 de abril (terça-feira) – São Jorge
  • A devoção a São Jorge tornou-se popular por ocasião das Cruzadas. Também é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro.
  • Dia 20 de novembro (quarta-feira) – Consciência Negra
  • Faz referência à morte de Zumbi, líder dos negros na época da escravidão, que foi morto neste dia em 1695.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.