Homem tem direito a licença maternidade?

Uma gravidez expressa muita alegria para o casal, todos os preparativos, a mudança do corpo da mulher, o primeiro chute e o crescimento da barriga. O último mês de gestação é o mais desconfortante para a mamãe e o mais confuso, intenso, sensacional e que causa imensa ansiedade e insegurança a ela e ao pai do bebê.

Os direito das mulheres com a chegada do parto e seu tempo de licença foi definido de acordo com as necessidades fisiológicas que o seu corpo necessitava e o tempo mais importante nessa etapa que o filho precisa da mãe. Após diversas reivindicações, vários pais se mostraram como integrantes da família e que também precisavam desse tempo com sua mulher e com seu filho e conseguiram.

As mulheres podem ganhar de 4 á 6 meses de licença enquanto o homem apenas 5 dias. Eles são contados apenas nos dias úteis, isto é, se a criança nascer em um sábado, os 5 dias só poderá ser contado a partir de segunda-feira.

Por ser um curto prazo de tempo, o que a maioria dos pais fazem para passar mais tempo com seu filho e mulher, é juntar a sua licença paternidade com suas férias. É muito importante que os pais estejam presente juntos nos primeiros contatos com bebê para que passe essa segurança a criança de um lar bem estruturado, de amor, carinho e afeto. Uma

Licensa paternidade

mulher após o parto, precisa de alguns dias de repouso e nesse ponto também é muito importante a participação do

homem para ajudá-la nas tarefas com o bebê e até mesmo para ajudá-la a se recuperar maios rápido.

Os 5 dias úteis não infringem as leis trabalhistas, são arcados com remuneração todo esse período de ausência do trabalho.

Curiosidade

Considera-se que 5 dias úteis é um período muito curto para uma licença paternidade pois muitos pais desejam ficar mais tempo ao lado de sua família e por esse fator, o Congresso junto ao Senado e a Câmara dos Deputados, discutem para que esse período seja aumentado, durando entre 15 á 30 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.