Como ter costas grandes e fortes

Decidiu ter uma vida fitness para alcançar objetivos estéticos e benefícios a saúde? Então saiba que essa decisão será para uma vida toda e que a partir de agora muita paciência, disciplina, foco e determinação deverão estar presentes nos seus dias.

Conquistar os resultados desejados nem sempre é tão fácil quanto pensamos, porque cada metabolismo funciona de uma forma distinta e também proporciona respostas aos estímulos de maneira singular. Devido a essas particularidades, é essencial que cada indivíduo possua seu modelo de treino e alimentação específicos.

Perder peso, ganhar massa muscular, definir e fortificar a musculatura, todos esses tópicos só poderão ser alcançados quando o empenho de cada um for real. Portanto, nada de desistir no meio do caminho porque a trajetória será longa e por vezes desgastante – pela demora em atingir os objetivos estipulados em alguns momentos.

Costas grandes e fortes

Ter costas grandes e fortes é um dos maiores desejos destacados pelos homens – e também por algumas mulheres que apreciam um biotipo mais “saradão”. Para conseguir construir essa elaborada musculatura é extremamente relevante que os exercícios corretos sejam realizados, assim como a manutenção eficaz de uma boa dieta e suplementação.

Os principais músculos das costas são:

» Trapézio;
» Teres Maior;
» Infraspinatus;
» Erector Spinae;
» Oblíquo externo;
» Latíssimo Dorsal.

Para que os resultados apareçam em pouco tempo, é necessário que todas essas áreas sejam treinadas através dos seguintes conceitos:

Exercícios

Os exercícios existentes para essa categoria muscular são bastante variados e ao realizar os treinos é muito importante que três exercícios sejam articulados por cada um dos grupos descritos acima, onde a seguinte sequência deverá ser respeitada sempre:

Como ter costas grandes e fortes
Homem fazendo exercício com halteres.
(Foto: Reprodução)

As atividades mais comuns e vantajosas ao serem dinamizadas na rotina de treinos para as costas são as remadas (lateral, vertical, sentada e inclinada), barras livres, rosca, supino, paralelas, levantamento terra e suas variações.

Intensidade

Colocar o treino em prática também exigirá cuidados para que não haja um desgaste desnecessário da musculatura das costas. De acordo com especialistas na área, o melhor modelo para ser associado a essa região é:

» Iniciante: 3 vezes por semana, entre 1 à 3 séries de 8 segundos, com intervalos que variem entre 30 à 60 segundos;
» Intermediário: 2 vezes por semana, entre 2 à 4 séries de 6 segundos, com intervalos que variem entre 60 à 120 segundos;
» Avançado: 2 vezes por semana, entre 3 à 5 séries de 4 segundos, com intervalos que variem entre 90 à 120 segundos;

Alimentação

Manter uma boa dieta é indispensável! Todo o cardápio deverá ser planejado de acordo com as características de cada indivíduo e seus desejos destacados em relação a estética física. Através das indicações a seguir é possível estipular um ideal de alimentação balanceada, confira:

» Comer de três em três horas;
» Evitar qualquer tipo de excesso;
» Mastigar várias vezes e devagar;
» Não beber nenhum tipo de líquido enquanto come;
» Beber água no intervalo das refeições;
» Equilibrar a quantidade de alimentos consumidos em todas as refeições – estipulando um padrão;
» Preparar os alimentos de forma saudável, sempre cozidos, grelhados ou assados;
» Retirar a pele do freando e a gordura das carnes antes de ingerir, caso possua;
» Diminuir ou evitar o consumo de sódio ou qualquer tempero industrializado, refrigerantes, frituras, carboidratos de alto índice glicêmico, produtos industrializados, açúcares, gorduras, amido;
» Elevar a ingestão de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, proteínas, fibras, carboidratos de baixo índice glicêmico, carnes magras, frango, integrais;
» Preferir sempre comer os produtos naturais, porque existe uma grande diferença em calorias e benefícios em relação a sua manipulação e a dos industrializados (mesmo dos considerados saudáveis);
» Prestar bastante atenção na quantidade de calorias de cada alimento e ler os rótulos de cada um deles, se houver.

Dica: O auxílio de um excelente nutricionista poderá fazer a diferença na montagem desse cardápio. Vale a pena investir um pouco nesse acompanhamento, principalmente os iniciantes.

Suplementação

A suplementação fará toda a diferença nos treinos porque darão mais energia e força, proporcionando estímulos para o crescimento e definição da musculatura. Os mais recomendados para este caso são o WheyProtein, Dextrose, BCAA, Glutamina, Maltodextrina, Creatina, Caseína, ZMA, Óleo de Peixe (Ômega 3).

Observações

» Fazer exercícios específicos e bem elaborados para os braços, ombros e peitoral é necessário para não fadigar nos exercícios de musculatura para as costas.

» Outro ponto importante a se destacar é que cada grupo muscular precisa descansar para crescer, se fortificar e definir. Por isso, procure sempre intercalar cada músculo, dando entre 24 à 48 horas de descanso para cada um deles;

» Assim que for ganhando resistência muscular, comece a explorar mais os limites do seu corpo, fazendo exercícios com intensidades e intervalos diferentes. Para isso, é recomendável ter o acompanhamento de um bom profissional (como os instrutores das academias), para que ele auxilie nos movimentos e na recuperação inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.