Antidepressivo altera ciclo menstrual

Tpm aguda
A mulheres cuja TPM é tão intensa que sem tratamento o convívio social fica quase que impossível

A menstruação é um processo natural que todas as mulheres com sistema reprodutor saudável passa mensalmente, a menarca caracteriza o início dessa atividade no organismo feminino, e acontece em meados da adolescência, e o desaparecimento vem a partir dos 40 anos de idade, com a menopausa.

O durante os dias em que está menstruando, fase que varia de três a sete dias em cada mulher, os ovulocitos que não foram fecundados são descartados, juntamente com as restos do tecido da parede uterina, que também passa por regeneração, tudo isso, é mais caracterizado pelo corrimento sanguíneo, por onde todo esses dejetos são retirados.

Mesmo sendo parceiro de vida de grande parte das mulheres, o ciclo menstrual é motivo de dúvidas e até alvo de mistificação no imaginário feminino, devido a falta de informação muitas delas se apegam em informações errôneas. Hoje tentaremos elucidar uma destes questionamentos, antidepressivo altera o ciclo menstrual?

Quando a mulher entra no período de TPM é comum notar mudanças no seu humor e instabilidade sentimental, isso acontece devido as baixas do hormônio estrógeno que acomete o organismo dias antes da menstruação. Muitas mulheres para lidar com essa etapa, optam por utilizar fármacos antidepressivos, que a as ajuda tanto nas relações   inter, quanto intrapessoal.

Antes, no mundo tradicional patriarcal a mulher era mantida em casa quase que durante toda a vida, e ninguém a via sofrer com os problemas resultantes da TPM, além de alguns familiares, após, muita luta o sexo feminino conseguiu passar pelas portas do mercado de trabalho e do mundo, e, todos começamos a conhecer o que é a TPM. Mas o comércio não pode esperar que o bom humor e o ânimo atinja de novo a vida da mulher, que teve que encontrar mecanismos para lidar com o mudanças pré-menstruais.

Os antidepressivos aos poucos foram sendo trabalhados e melhorados e se tornaram um dos principais mecanismos para o tratamento dos efeitos da TPM, os mais populares a base de fluoxetina, em geral era usada para tratamentos psiquiátricos  mas descobriu-se que também podia ajudar as mulheres com TPM intensa. A controvérsias quanto a posologia do fármaco  em geral as doses varias de 15 a 20 ml diários, ininterruptos ou quinzenal.

O uso de antidepressivos pode ocasionar alguns efeitos no ciclo menstrual, como aumento ou diminuição no corrimento, ou até mesmo amenorreia, irregularidades no ciclo e menstruação fora do período também pode acontecer. Os médicos recomendam nunca utilizar antidepressivos por conta própria, e sempre procurar seu psiquiatra antes de ministrar o remédio,  efeitos colaterais também devem ser comunicados a ele imediatamente, para que averigue as respectivas causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.