Veja como saber se as entradas USB estão funcionando

A tecnologia USB (Universal Serial Bus) foi implanta no mundo da informática como forma de facilitar o compartilhamento de arquivos.  No inicio da era cibernética a melhor forma de transporte de informações no âmbito físico era através de disquetes. Depois a tecnologia do CD foi implantado e finalmente chegamos ao uso do USB com uma forma de entrada universal para todo tipo de aparelho.

problemas com entradas USB
A evolução para transferência de arquivos deu-se com o uso do disquete, passando pelo CD e chegando ao cabo USB.

(foto: reprodução)

Atualmente os computadores vem com entrada para USB. diversas pessoas não sabem o que fazer quando o cabo USB para de funcionar. Para começar, devemos entender que podem existir diversos motivos para que a mesma não esteja funcionado, no qual até mesmo alterações de energia podem acabar influenciando nisso. Mas é bom seguir algumas dicas para conferir o estado atual da entrada do USB e descobrir se pode ser ou não um problema físico.

Testando a USB

O primeiro passo é testar a mesma USB com diversos aparelhos. Muitas vezes o próprio aparelho pode ter quebrado ou quem sabe o cabo USB que você está usando esteja com problemas? Portanto teste a mesma entrada com diversos aparelhos, se nenhum funcionar o problema pode ser outro.

Verificando o driver

Em geral duas situações podem ocorrer, o Driver estar desatualizado ou o componente estar desativado. Para descobrir isso vá em “Painel de controle” e depois em “Gerenciador de Dispositivos“, lá você encontrará todos os hardwares do computador na aba “Controladores USB”  e procure pela porta USB que não está funcionando, se ela estiver desabilitada aparecerá com um pequeno “x” em  seu ícone, mesmo assim de uma conferida com o botão direito do mouse. Caso não esteja desativado, confira o driver com o botão direito do mouse e vá em “Propriedadesdepois em “Driver” e veja se está atualizado ou não. Se não estiver, atualize para resolver o problema.

Conferindo o hardware

Se nada deu certo até agora pode ser que a placa tenha  queimado, nesses casos é preciso a substituição da placa por uma do mesmo modelo. entretanto pode ser um simples cabo desconectado, em todo caso é preciso abrir o gabinete e dar uma conferida na placa, se sentir cheiro de queimado ou ver alguma mancha na placa é possível que esteja queimada. Como já foi escrito, neste caso somente a troca da placa do controlador para consertar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.