História da internet no Brasil resumo

A internet modificou para sempre a forma com que os seres humanos se interagem e adquire informações, ela torna próximos destinos distantes, rompe barreiras, dinamiza o acesso ao conhecimento enfim cria uma série de novas experiências e possibilidades.

O germinal da ideia de uma ‘ rede galáctica’, que uniria todos os computadores dos mundo em um único canal de compartilhamento, surgiu em meio ao clima conturbado da Guerra Fria, em 1969 com a ARPANET, uma rede que a princípio conectou apenas algumas universidades Norte Americanas, era o engatinhar para a rede mundial de computadores.

Internet No Brasil

A chegada da internet no Brasil porem foi um tanto tardia, deu o primeiro lampejo apenas em meados de 1989 quando a Fapesp (  Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo) fomentou o projeto de interligar virtualmente o banco de dados de universidades brasileiras ao de universidades internacionais. Assim chegou ao país a Binet, que conectava a  Fermilab em Chicago a Fapesp no Brasil.

net
A internet é hoje presente na vida de quase todas os brasileiros, tornando pequenas as distâncias dentro de um país com dimensões continentais.

Origem do nome Internet

O nome internet porém só foi utilizado em território Pindorama 1991, até então o acesso aos dados era exclusivo a grupos seletos e com fins de estudos e pesquisas acadêmicas. No ano seguinte, um acordo firmado entre a APC ( Associação para o Progresso das Comunicações) e o Ibase ( Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) permitiu estendeu o uso da  Web para Ong’s,  ainda em 1992 foi criado um duto principal de acesso e a RNP (Rede Nacional de Pesquisa).

Desenvolvimento da Internet no Brasil

Em 1993 e 1994, ocorreu a primeira conexão de 64 Kbps e uma grande profusão de páginas criadas por universitários da Universidade de São Paulo- USP. Mas foi em 1995 que ocorreram as mudanças mais significativas, nesse ano foi estabelecida uma legislação para os provedores e a legalização do comercio de assinaturas  privadas de internet.

Mas se hoje nos estressamos quando o sistema apresenta lentidão de segundos para carregar alguma página, antes esse procedimentos envolvia minutos e até horas, e a pessoa tinha que ter toda a paciência do mundo. A quantidade de usuários foi subindo paulatinamente com o decorrer dos anos, um reflexo não apenas nas melhorias em celeridade e qualidade,  mas também do barateamento dos serviços e aparelhos eletrônicos. Em 1999 eram cerca de 2,5 milhões de tupiniquins conectados segundo estudos do Ibope, em 2012 esse número subiu para 94,2 milhões de internautas, o número é tão expressivo que hoje o Brasil ocupa quinto lugar em quantidade de acesso.

Internet móvel no Brasil

A web móvel também possui uma trajetória interessante no Brasil, para apreciar esse caminho clique aqui, se deseja porém conhecer com maior profundidade o processo histórico do surgimento da rede mundial  clique História da Internet .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.