Quanto tempo dura um pneu de carro

O pneu é um dos itens mais importantes de um veículo, já que são eles que matem o contato do carro com o solo. Observando o estado é o tipo do pneu você consegue resolver problemas de performance e garantir principalmente a segurança. Antes de um produto desses ser colocado a venda são submetidos a uma infinidade de testes afim de assegurar sua durabilidaderesistência e  desempenho.

Diversos tipos de pneus
O pneu é parte é parte essencial de um carro, visto que, sem ele o mesmo nem sai do lugar.

Não existe apenas um tipo de pneu, alguns são desenvolvidos para terrenos mais secos, nesses locais terá um maior desempenho, contudo se usado em piso molhado sua aderência é péssima, o pneu pode ser também esportivo, dobrando menos em curvas, mas em compensação perde-se em conforto, já um pneu macio é mais aderente, no entanto, sua durabilidade é menor.

Por isso você motorista deve estar bem atento ao tipo de solo que costuma transitar e qual é o estado de vida do seu pneu, uma manutenção bem feita previne potenciais acidentes. Igualmente importante é verificar sempre a calibragem correta dos pneus, pois é o ar dentro deles que suportam o peso do veículo.

É muito complicado dizer com precisão quanto tempo um pneu pode durar, deve se levar em consideração, o tipo e os cuidados a que você os submete com isso a durabilidade pode variar entre 25 e 70 mil quilômetros rodados. Algumas medidas simples podem aumentar a vida útil dos mesmos, fazer rodizio dos pneus a cada 10 mil km e alinhar e balancear o carro a de 5 em 5 mil km.

Demonstração do efeito da aquaplanagem
Na aquaplanagem o pneu perde o atrito com o solo, andando literalmente, sobre as águas.

A hora certa de trocar os pneus é quando o desgaste atingir a marcação TWI, quando isso acontece as ranhuras presentes no pneu já tem  menos de 1,6 mm de profundidade favorecendo a aquaplanagem e, por conseguinte, a perca mais fácil do controle da direção em situações de frenagem brusca.

Está vendo manter os pneus em um bom estado é imprescindível para seu carro e mais ainda para você, pois sua vida é diariamente transportada por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.