Problemas causados por agrotóxicos

Os agrotóxicos ou pesticidas são produtos químicos usados para eliminação de pragas em plantações. Tais produtos químicos podem provocar diversos problemas ao meio ambiente e o ser humano. Os agrotóxicos tem sido usado cada vez mais e o descarte incorreto pode causar sérios problemas ambientais.

problemas do agrotóxicos
O uso demasiado de agrotóxico causa desequilíbrio do meio ambiente e consequentemente prejudica o homem  
(foto:reprodução)

Poluição

Um dos problemas mais relacionados ao uso de agrotóxicos é a contaminação do lençol freático e a poluição de rios e lagos, essa é a forma mais rápida de prejudicar a  população de pequenas, médias e grandes cidade. Também os animais que entram em contato com a água contaminada acabam morrendo e desencadeando um desequilibro ambiental. Outro problema é o empobrecimento do solo causado pelo uso demasiado de agrotóxicos, o mesmo sente a necessidade de usar mais adubo nas plantações.

Problemas de saúde

Ainda não há estudos aprofundados sobre os efeitos do agrotóxico no corpo humano, mas como qualquer veneno em excesso, os alimentos contaminados provocam efeitos negativos. O agrotóxico está associado a problemas neurológicos, principalmente com o Mal de Alzheimer. Alguns estudiosos consideram os agrotóxicos possivelmente cancerígenos, o risco se demonstra eminente em gestantes, pois, os agrotóxicos estão associados a perda do feto, deficiências e problemas neurológicos.

Alternativas

Muitos produtores preocupados com os efeitos negativos dos agrotóxicos estão optando pelo uso de outras alternativas e uma delas é o uso de biopesticidas, que  são pesticidas a base de micro-organismos naturais alterados geneticamente. Outra opção é o uso de predadores naturais que não prejudicam a plantação, todos introduzidos com um estudo especializado para não causar desequilíbrio no meio ambiente. A melhor opção tem sido alimentos orgânicos ou pelo menos lavar os alimentos em vinagre por algumas horas para se desintoxicar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.