Periodo pré colonial do Brasil: Explicação e Resumo Completo

Independentemente de toda a discussão e dúvidas sobre o aparente descobrimento do Brasil – que gira entorno da casualidade ou da forma proposital que o espaço fora descoberto , o que nos é importa é reconhecer a viagem de Cabral como expedição que oficializava a existência da Ilha de Vera Cruz para os Portugueses e para a Europa.

É importante atentar-se ao fato de que o termo “descobrimento” não é o correto para o que aconteceu. Isso porque o território que hoje chamamos de Brasil sempre existiu e foi habitado por seres humanos e animais diversos. Dizer que o território foi achado na perspectiva dos portugueses é mais aceitável dessa forma.

Os primeiros contatos com os povos indígenas no território foram uma experiência totalmente nova aos portugueses. Puderam perceber o quanto eram diferentes e também puderam saber que na terra tinha ouro – referência da carta de Pero Vaz de Caminha -, prata e pau Brasil. Logo, os portugueses perceberiam que os indígenas possuíam muitas culturas diferentes e que nem todos aceitariam o contato com tanta pacificidade.

Ilustração do achado de Portugal no Brasil
Ilustração do achado de Portugal

Logo de imediato, Portugal não se esforçou no investimento de algum tipo de exploração no território. Isso porque outras colônias africanas e asiáticas interessavam mais a coroa por já estarem dando um lucro definido ao país. Em 1501 outra expedição fora mandada ao Brasil para um segundo reconhecimento, mas sem muita importância em povoamento.

Portugal começou a voltar-se para o território brasileiro devido as constantes atividades francesas na costa. Os franceses não respeitavam o Tratado de Tordesilhas que partira o Novo Mundo entre Espanha e Portugal e com isso, iniciaram sua jornada de exploração marítima nos territórios portugueses da América. Não só eles, como também holandeses, além de outras nações europeias.

Esses exploradores não portugueses eram chamados Corsários e para proteger o território, a coroa portuguesa enviou entre 1516 a 1526 várias expedições chamadas Guarda Costas que tinham como objetivo proteger a costa brasileira contra a invasão dos corsários. Também durante esse período – iniciado desde 1501 porém sem grande alarde  a exploração do Pau Brasil acontecia tanto pelos portugueses como pelos corsários.

Para obter a madeira de tingir, foram empregadas relações de trocas para com alguns indígenas que habitavam próximos a costa. Também ocorreu de portugueses e corsários escravizarem indígenas a força para fazerem o trabalho. A exploração do Pau Brasil durou muito pouco, pois várias nações estavam se aproveitando de um recurso natural limitado da costa brasileira.

A constante onda de invasões ao território e a instabilidade que se emergia nessa situação levou a coroa portuguesa a enviar Martim Afonso de Sousa em uma expedição que tinha como objetivo o povoamento, a proteção e a iniciação do plantio de cana de açúcar no Brasil. Dessa forma, e 1530 começa-se oficialmente a colonização nos territórios americanos de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.