Final da menstruação tem risco de engravidar

As dúvidas mais frequentes que aparecem em relação a relações sexuais são sobre o risco da mulher engravidar e uma das mais frequentes dúvidas é se a mulher pode engravidar no período da menstruação ou no final dela. Isso é difícil de responder pois cada mulher tem a sua própria característica, portanto é difícil afirmar algo. O mais indicado para qualquer mulher que tenha dúvidas sobre o seus ciclos é perguntar ao ginecologista.

risco de engravidar no final da mesntruação
Há riscos da mulher poder engravidar no fim da menstruação (foto: reprodução)

Mas respondendo a questão em si, o período da menstruação é o período menos fértil da mulher. Uma mulher com um ciclo regular tem praticamente nenhuma chance de engravidar, mas há pode o risco dela engravida se tiver ciclos irregulares. Nesse caso a mulher corre o risco de engravidar durante todo o mês, independente de quando ela menstruar. O ginecologista pode passar remédios que ajudam a regular o ciclo, portanto consulte o médico.

Para quem está se preocupando com risco de gravidez, o que vale nessas horas é realmente os métodos anticoncepcionais, não adianta outros mitos populares como o coito interrompido, ou seja qual for, o melhor método para prevenir a gravidez é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Além de evitar a gravidez, também previne contra qualquer doença sexualmente transmissível que possa ser transmitida.

Para quem ainda tem dúvidas, o período fértil é classificado a partir do decimo dia após o primeiro dia da menstruação, isso é, para mulheres que tem o ciclo menstrual regular. É preciso lembrar que mesmo que a mulher use a famosa pilula do dia seguinte, este acaba perdendo o efeito com seu uso regular. O indicado é o uso dela apenas três vezes ao ano, além disso ela também acaba prejudicando muito o corpo da mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.