Quando posso engravidar depois de uma curetagem

Curetagem é o procedimento de raspagem da cavidade uterina, realizado por um obstetra, ginecologista ou clínico geral. Esse processo costuma ser indicado para mulheres que necessitam remover os restos placentários existentes em seu organismo, decorrentes da perda de um ou mais bebês.

Observação: Esse método também pode ser utilizado como uma forma de diagnóstico, em casos de sangramento do endométrio.

Existem dois métodos de curetagem que podem ser utilizados:

Quando posso engravidar depois de uma curetagem
Médicos na sala cirúrgica.
(Foto: Reprodução)
  • Tradicional: Conta com a ajuda de uma “colher”, que raspa o interior do útero;
  • Aspiração intrauterina: Suga os restos de placenta encontrados no útero.

Ambos procedimentos são realizados em hospitais e necessitam de anestesia para serem executados. Os médicos revelam que a aspiração é mais indicada, pois manifesta menos prejuízos para o útero e também para o endométrio.

A recuperação das pacientes se dão de maneira muito rápida, podendo elas receberem alta no mesmo dia da curetagem, salvo quando sangramentos repentinos acontecem. Nesses quadros, é necessário que a mulher fique em observação e faça outros exames para atestar as causas desse transtorno.

Preço

Esse procedimento pode ser feito gratuitamente pelo SUS e também em hospitais particulares. Os valores cobrados nesses locais variam de acordo com a anestesia, o tempo de internação, entre outros fatores.

Tenho chances de engravidar novamente?

Essa é uma das principais dúvidas das mulheres que passam pela curetagem e a resposta é SIM. Existem grandes chances de gestações após esse processo, mas é essencial que as pacientes respeitem o prazo estipulado pelo seu médico para tentar engravidar de novo, período que varia entre 6 meses à 1 ano.

Esse prazo é estipulado para que o tecido endometrial se regeneralize, ou seja, fique completamente cicatrizado.

Curiosidade

Existem alguns métodos novos que vem sendo realizados para essa prática em vários hospitais, como a curetagem semiótica. A grande vantagem dessa modalidade é que o tempo de espera para tentar engravidar é bem menor, variando entre 1 à 2 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.