Espaço Cantareira águas de São Pedro

O espaço Cantareira corresponde ao maior reservatório e fonte de abastecimento de São Paulo, mas a crise hídrica do seu sistema vem provocando grandes alardes na região. Isso porque os seus níveis vem abaixando de forma considerável, causando vários recordes negativos em relação a sua capacidade.

Pesquisas revelam que no mês de março de 2014 os seus níveis caíram para 14,7%. O coordenador da Conservação de água doce da The Natural Conservancy, o especialista Albano Araújo, afirma que, mesmo com os devaneios climáticos, esse processo é resultado de um problema de gestão que vem acontecendo a anos no local.

Espaço Cantareira Águas de São Pedro
Sistema Cantareira.
(foto: Divulgação)

Atualmente, o sistema cantareira é responsável por atender cerca de 47% do abastecimento da região paulista. O especialista atesta que há mais de 10 anos atrás dados foram levantados e que com eles já era possível ver que, a demanda por água em São Paulo seria consideravelmente maior que a capacidade do manancial.

A Sabesp e o governo estadual são os grandes responsáveis pelo funcionamento do sistema cantareira águas de São Pedro. Segundo Albano, esses são os principais responsáveis pelas quedas dos níveis de capacidade do espaço. Para que isso seja solucionado, algumas propostas foram apontadas pelo especialista, tal como a captação de água das chuvas, o tratamento da totalidade do esgoto e a despoluição dos rios locais.

Mesmo com as afirmações de Albano e sua propostas, o governo federal, juntamente com o governador paulista Geraldo Alckmin e a diretora presidente da Sabesp, Dilma Pena, a grande solução para que os níveis parem de cair é a construção de um novo canal que realizará a interligação do Cantareira com a represa de Igaratá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.