Castração de cavalo

A castração de cavalos não se trata de uma obrigatoriedade. Esse processo deve ser realizado de acordo com o dono dos animais. O procedimento cirúrgico relacionado á essa prática é muito simples e proporciona mais vantagens que desvantagens tanto aos equinos, quanto aos donos, domadores e demais pessoas que convivem com eles.

Idade

A lei estipula que a castração do cavalo pode ser realizada após seus testículos descerem, isto é, ficarem alojados na sua bolsa escrotal. Isso acontece por volta dos dois ou três anos de idade do animal.

Nesse período, o cavalo não sofre tanto com a castração, além disso, as complicações podem chegar a ser inexistentes e o desenvolvimento ainda mais satisfatório, deixando-o com uma belíssima estética.

Técnica

Antes de realizar a castração, é indicado que o dono do animal procure um bom veterinário, pois é o profissional quem irá escolher as técnicas realizadas durante a cirurgia e realizar as recomendações necessárias no pós-operatório.

Castraçao de cavalo
Há vantagens e desvantagens na castração de equinos, assim como em outros animais domados pelo homem.

Os procedimentos mais utilizados para a castração de cavalos são:

» Aberta: corresponde a cirurgia realizada com o cavalo em pé ou deitado, onde a ferida é deixada aberta e cicatrizado de forma natural, de dentro para fora;

» Fechada: onde o cavalo recebe anestesia geral e são colocados fechos e suturas na ferida, exigindo um pouco mais de higienização local e cuidados com o animal.

Vantagens

O animal costuma ser mais fácil de lidar, pois fica mais dócil, tranquilo, mais atento e se tornam menos atraído pelas éguas (o que normalmente é uma das suas grandes distrações em competições). Além disso, diversos problemas de saúde são evitados, tal como as torções do cordão espermático, tumores, traumatismos e patologias testiculares.

A liberdade dos cavalos o torna menos agressivo, pois eles podem conviver com os outros animais de forma harmoniosa, diferentemente dos não castrados, que geralmente são isolados para a obtenção do sêmen.

Desvantagens

A principal desvantagem nesse processo é a formação do “gato” proporcionado pela testosterona, quando o animal começa a alcançar a fase  adulta, um acúmulo de gordura na região do pescoço que costuma causar um desvio da crina.

Complicações possíveis

As complicações mais simples e comuns no pós-operatório são as infecções no cordão espermático e o inchaço do escroto. Já em casos mais graves, quando a higienização e os cuidados não são realizados de forma correta, o animal fica propenso a hemorragias e eviscerações.

Preço

O valor da cirurgia varia de acordo com os procedimentos utilizados pelo veterinário, mas costuma custar em média R$ 1.500,00 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.