Diferença entre ética e moral

Existe certa semelhança entre ética e moral. Estes dois termos designam forma de tratamento social, importantes para um bom convívio social que se desmembram em vários âmbitos como ética no trabalho, moral social, moral política, ética politica,etc. Mas cada termo carrega um conjunto de definições distintas que se aproximam em sentido e se distanciam na conotação social.

ética e moral
Diferença entre ética e moral. (foto:reprodução)

Poderíamos definir os dois termos de várias maneiras, mas em um balanço rápido dos significados podemos colocar a ética como conjunto de normas individuais que cada pessoa aclama à si, buscando está de acordo com o senso comum e estabelecendo o bem estar social, não sendo necessariamente colocado como padrão único. Esta baseia no individualismo, portanto não podendo haver uma definição clara de comportamento ético, mas socialmente é aceito apenas com podrões considerados “corretos”.

A moral já tem um caráter  social, sendo estabelecido pelo grupo (sociedade), formando todo um conjunto de conduta já implantado. Previamente, em tempos imemoriais  que dificilmente são alterados, baseiam-se padrões tradicionais. A moral é indiferente ao individualismo, resultando em verdadeiros padrões que estabelecem normas para serem seguidas por todo o grupo, definindo a distinção entre o “correto” e o “errado”.

Por mais que os termos se aproximem, principalmente pelo fato que determinarem caminhos à serem seguidos ou definições de boa conduta, eles se distanciam na própria aplicabilidade. A moral como foco de uma sociedade em estabelecer regras, não necessariamente escritas e a ética como regra do bem comum que de certo modo já deveria estar inerente às pessoas ou grupos, pois se faz na própria formação do individuo.

Se fizermos uma simples analise do nosso próprio convívio social, teremos exemplos claros do que é moral  é ética, em termos mais simplificado podemos citar ações que definem  ética como  educação direcionada à outros indivíduos ou seres e a moral como o simples comprimento da lei e seus deveres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.