Como controlar ansiedade de comer doce

Sua ansiedade não deixa você longe dos doces? Realmente é difícil controlar o desejo por um doce diante uma crise de ansiedade, principalmente quando existem objetivos estabelecidos, por exemplo, uma dieta que requer a eliminação dos doces.

Porém, não é fácil livrar-se tão facilmente assim dos doces, não só pelo fato de serem saborosos, mas também por estimularem os hormônios que dão sensação de prazer, como a serotonina.

Sendo assim, são em situações estressantes que mais desejamos comer um doce, pois funciona como um relaxante. Não é incomum comer um chocolate nos dias de TPM ou num dia corrido do trabalho.

Mulher com chocolate na boca

Logo, os doces são vistos, especialmente pelas mulheres, como recompensa na presença de situações difíceis, como as crises de ansiedade que ao comer um doce já dá a sensação de contentamento.

Sabendo que os doces são inimigos de uma dieta adequada e saudável, pois são extremamente calóricos, elaboramos uma lista com dicas de como controlar a ansiedade por doces. Confira a seguir!

• Reduza aos poucos: Algumas pessoas são tão viciadas em doces, que parar de comê-los de uma hora para outra, não é o correto a se fazer, pois poderá causar abstinência, logo, a pessoa irá extravasar, quando enfim, comer um doce. Sendo assim, é necessário que reduza aos poucos os doces para que a abstinência não aconteça. O correto é diminuir o doce de uma forma que com o tempo parará de sentir  a falta do açúcar em certos momentos, por exemplo, um doce dia sim, dia não… alternando para um dia sim, dois dias não. Até conseguir eliminar o doce totalmente de sua semana.

• Doces após a refeição: O organismo já estará saciado com a refeição, sendo assim, o desejo por consumir doces, após a refeição, será por uma quantidade menor de doces.

• Reduza o líquido: Reduza o líquido durante as refeições, pois ao ingerir uma quantidade alta de líquido durante as refeições, a comida vai do estômago para o intestino de maneira acelerada, podendo causar fome rapidamente. Compreenda que a sensação de saciedade, após as refeições, deve-se a existência de alimento no estômago. Por isso, não esqueça de comer devagar e mastigar bem os alimentos.

• Exercício Físico: Praticar exercício físico é essencial para a saúde e para a estética do corpo, sendo que também reduz o desejo por doces. Pois, o exercício, incentiva os hormônios responsáveis pela boa disposição, logo o organismo diminui a sua predisposição para ingerir carboidratos, açúcar e gordura.

• Horário: Mantenha horários regrados para cada refeição do dia. Não é saudável para o organismo ficar muito tempo sem comer, principalmente ao manter refeições em horários desorganizados. Saiba, pois, que ao ficar muito tempo sem comer o organismo busca fontes rápidas de energia para preservar o seu funcionamento, fato que ocasionará o desejo por carboidratos e açúcar.

• Fibras e proteínas: Mantenha em mente comer fibras e proteínas, que são essenciais para a saciedade do organismo, evitando a necessidade de comer açúcar. Exemplo: frutas, legumes, verduras, ovos, peixes e carnes magras.

Prato de salada

• Café da manhã: O café da manhã é muito importante para o organismo, pois é o responsável por fornecer energia para que o dia comece, logo, deixar de comer no café da manhã, aumentará o apetite por doces, pois o organismo buscará outras fontes de energia.

• Triptofano: Alimentos ricos em triptofano, como aveia, banana, maça, canela e grãos em geral… ajudam a manter a produção de serotonina, diminuindo a ansiedade por doces.

Importante:

• Procure manter-se distante dos doces, pois só de olhar para o doce, instigará o desejo do organismo para consumi-lo.
• Mantenha chicletes sem açúcar na bolsa. É uma forma de manter os hormônios relacionados com a serotonina ativos, diminuindo a necessidade por doces.
• Coma frutas no lugar de doces, pois possuem um açúcar chamado sacarose, que é absorvida rapidamente pelo organismo. Já outras frutas possuem frutose, prolongando a sensação de saciedade, pois demoram mais para serem absorvidas pelo organismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.