Como revalidar passaporte vencido

Até mesmo quem nunca precisou tirar o passaporte no intuito de viajar para fora do país, já ouvir falar no passaporte. Porém, assim como quem precisou tirar o passaporte para viajar, pois não tinha ideia de como funcionava a emissão do passaporte, precisou também buscar informações a respeito.

Compreenda que o passaporte é um documento de identidade, que só pode ser emitido por um órgão nacional, para comprovar que esse é o seu país, para que assim, possa viajar com autorização para fora do país.

Dependendo do lugar escolhido para viajar, o passaporte será cobrado na alfândega, isso acontece na maioria dos países, o objetivo é manter o controle das pessoas de fora que estão visitando o país.

Todavia, existem países que não cobram o passaporte dos estrangeiros, principalmente quando há um trato estabelecido entre os países, viabilizando o tráfego de ambos. No entanto, nunca esqueça de verificar se o passaporte é exigido pelo país que pretende conhecer.

Como renovar o passaporte?

Passaporte carimbado

Entenda que não existe renovação de passaporte, o mesmo processo feito na primeira retirada do passaporte, deverá ser repetida. A Polícia Federal, considera a renovação do passaporte como um processo novo. Veja o que a Polícia Federal diz em seu site oficial:

“Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão normalmente.”

Diante isso, a renovação do passaporte terá o mesmo processo da primeira emissão do passaporte. Mas para isso você tem que:

• Ser brasileiro
• Preencher o formulário eletrônico de solicitação
• Em seguida agendar no site da Polícia Federal
• Apresentar-se no dia e horário marcado no agendamento pelo site da PF

Veja a seguir, os documentos originais solicitados para emitir o passaporte:

• Documento de identidade
• Título de eleitor
• Quitação com o serviço militar obrigatório
• Certificado de naturalização para os naturalizados
• Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento)
• Passaporte anterior (caso exista)
• CPF

Passaporte

Não é necessário levar foto, pois a foto será tirada na máquina digital, já as impressões digitais, serão tiradas por um equipamento eletrônico. Assim, que chegar na Polícia Federal, no dia agendado, será chamado pelo nome, logo, será necessário apresentar todos os documentos originais solicitados.

Desta forma, será entregue o passaporte antecedente, em seguida, a folha de pagamento assinada e carimbada, confirmando o pagamento e também contendo a informação do prazo para a retirada do novo passaporte.

O local para renovar o passaporte será escolhido por você no momento do agendamento do passaporte no site da Polícia Federal, por isso, o certo é escolher o local mais próximo a sua casa.

Será preciso ir duas vezes ao local para emitir o passaporte, pois a primeira será para a apresentação dos documentos, já a segunda para buscar o passaporte. Não esqueça de levar os documentos para retirar o passaporte.

Prontamente, estará com o passaporte novo em mãos, podendo realizar a viagem planejada em paz. Mas, atente-se, pois é imprescindível levar os passaportes antigos com os vistos válidos para a viagem programada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.