Cólicas no período fértil pode ser gravidez

cólicas
Cólicas intermenstruais pode ser sinal de muitas coisas, para um melhor diagnóstico converse com seu médico

O ciclo menstrual é um processo natural do corpo pelo qual todas as mulheres com sistema reprodutor saudável passam. Configuram uma série de eventos pelo qual o organismo feminino se prepara para ser fertilizado. Um dos efeitos conhecidos de quase todo o sexo feminino é a dismenorreia, também conhecida como cólica menstrual.

Essa dor acontece pelas contrações involuntárias uterinas para liberar os dejetos advindos da escamação da parede uterina, cerca da metade das mulheres do mundo passaram por esse incomodo mesmo que com intensidades diferentes. Mas, e quando a cólica vem junta ao período fértil, pode ser um sinal de gravidez? A resposta para isso veremos a seguir.

Não se pode assegurar com certeza se as dores pélvicas durante a ovulação é sinal de gravidez, já que mesmo não sendo tão frequentes como as cólicas menstruais, o incomodo pode ser um fator natural. É importante você ter a certeza que está passando pelo período fértil, pois após ele já se torna corriqueira as dores.

Para encontrar uma resposta mais confiável para essa pergunta a mulher deve olhar com mais sensibilidade ao seu corpo e tentar evidenciar se há algum outro indicio de gestação, náusea  vomito, enjoou, pequeno sagramento, aumento de flatulência, sensibilidade olfativa e anseios alimentares estranhos, são os principais. Se notar a frequências de um ou mais desses sinais faça um exame de sangue, ou teste de farmácia.

Se os riscos de prenhez se afastar, mas, a dor não, é bom procurar seu genecologistas, algumas patologias que acometem o sistema reprodutor feminino tem também como sintoma as dores pélvicas, a chamada dismenorreia secundária. Uma delas é a endometriose, disfunção que se não tratada corretamente pode levar o organismo feminino a esterilidade.

O tratamento para esses casos pode variar de acordo com o diagnóstico, as vezes envolvendo até intervenções cirúrgicas. Você mulher apreenda a olhar as nuances que seu corpo lhe dá e faça visitas rotineiras ao médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.