A guerra do Peloponeso poderia ter sido evitada

A guerra do Peloponeso foi um conflito armado entre Atenas e Esparta. Muitos historiadores afirmam que, devido a guerra Peloponeso, todo o mundo grego acabou ruindo, apesar do tratado de paz temporário que durou 30 anos e ficou estabelecido entre os gregos após a guerra contra a Pérsia. Atenas começou a enriquecer muito, principalmente pelo fato de controlar todo o comercio do mar mediterrâneo.

consequências da guerra
Guerra do Peloponeso

foto: reprodução

Esparta, que não tinha muita tradição no âmbito comercial, via a cidade vizinha, Atenas, crescer devido o comercio. Esparta se alarmou diante do crescimento de Atenas. O conflito foi inevitável, durou mais de 25 anos, arrastando toda a Grécia para os campos de batalha. É chamado de  guerra do Peloponeso devido a península, que leva o nome da guerra, onde haviam cidades gregas que apoiavam Esparta.

Atenas continha um número maior de soldados, mas um terço da população morreu devido uma peste que assolou a região. Apesar de estar com soldados em números menores, Atenas conseguiu se manter no conflito. Esparta começou a atacar importantes colonias de Atenas, essa estratégia foi decisiva, apesar de Atenas continuar ganhando por mar. Esparta começou a treinar os soldados das cidades aliadas, o que aumentou o poderio militar da mesma. Em pouco tempo Atenas se rendeu, pois um golpe oligárquico com apoio de Esparta assumiu rendendo o exercito Ateniense á Esparta.

Devido a essa guerra muitas das pequenas cidades atenienses começaram a falir devido o conflito e isso ocasionou um efeito dominó que afetou até as maiores cidades da Grécia. Algum tempo depois Filipe II invadiu e tomou a Grécia fragilizada. Alguns historiadores afirmam que toda a guerra poderia ter sido evitada, segundo eles, pois Esparta havia enviado acordos de paz. A primeira exigência falava sobre Atenas se afastar com sua maldição (a peste) das outras cidades, essa foi ignorada e encarada como um ofensa. O segundo acordo seria Atenas cessar o embargo comercial de Mégara, algo simples que também foi recusado.

A recusa do general Péricles das propostas pode ter sido um grande erro, principalmente devido a segunda proposta que não afetaria muito o comercio ateniense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.