Explicação do tecido conjuntivo adiposo

O tecido adiposo é formado por células provenientes do tecido conjuntivo, esse tecido é conhecido por suas células que acumulam lipídios (gordura), essa gordura vai exercer diversas funções. Ela servirá como reserva de energia, isolamento térmico e vai absorver impactos no corpo, essa gordura acaba acumulando em pessoas ou animais sedentários. Na maioria das vezes, estes sedentários tem seu tempo de vida reduzido devido o grande esforço dos órgãos internos como coração, pulmões, rins, etc. Justamente por terem de trabalhar com o excesso de gordura.

tecido conjuntivo adiposo
Tecido adiposo
foto: reprodução

As células adiposas possui um formato de esfera, estas absorvem uma quantidade grande de lipídios e eles empurram o  núcleo e o citoplasma do centro da célula ou a espalham por todo o citoplasma em uma espécie de gotas. As células são divididas em dois grupos, tecido adiposo unilocular e tecido adiposo multilocular.

Tecido Adiposo Unilocular (ou Branco)

Esse tecido é conhecido assim por sua tonalidade branca ou amarelada, lembrando que depende muito da alimentação do individuo. Ele absorve grande quantidade de lipídeos que empurram o núcleo e o citoplasma ás suas extremidades, ele recebe uma boa parte da circulação do sangue devido as fibras reticulares que estão em grande número, irrigando esse tecido.

Tecido Adiposo Multiocular (ou Pardo)

Essas são células menores que as do tecido unilocular. Absorvem os lipídios e formam pequenas gotas em seu citoplasma, conhecido como vacúolos. São ricas em mitocôndrias e organelas e produzem muita energia e calor. Esse tipo de tecido é mais conhecido em animais que costumam hibernar e precisam dele para mentarem a temperatura. Nos seres humanos só é presente em recém nascidos e tem a função de manter a temperatura dos mesmos, não é mais produzido ao longa da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.