Deformação resistência dos materiais explicação

A resistência de um objeto demonstra a resistência de um material perante diversas forças que são empregadas á ele. Dentro do espaço dessas forças é possível que um objeto sofra uma deformação que pode aumentar ou diminuir a resistência do mesmo em relação as forças exercidas sobre o mesmo. Existem várias formas de alterar essa resistência, algumas delas são por meio de adição de elementos químicos, tratamentos térmicos, alterações de tamanhos , etc.

forças da física
Exemplo de emprego da ciência da resistência
foto: reprodução

A resistência de um objeto, segundo Galileu (1564-1642), se dá por meio da sua elasticidade. Atualmente todo produto do mercado passa por um teste de resistência. Esse teste poderá avaliar, por exemplo, o quanto uma embalagem pode suportar, entre outras coisas. Um dos problemas relacionados a deformação do objeto, é o tratamento para resistência você pode acabar provocando um efeito duplo, ou seja, pode deixar o objeto resistente a um tipo de força e enfraquece-lo para outra força atuante.

A ciência empregada para compreender a resistência de um material é de extrema importância e pode garantir a segurança das

forças da física
deformações
foto: reprodução

pessoas. Se fosse testado a resistência de um cabo de aço, uma pessoa poderia se machucar gravemente ao fazer um transporte de carga ou até mesmo praticando um esporte como rapel. São medidas para evitar grandes prejuízos.

Essa ciência é muito antiga, os antigos egípcios já detinham um grande conhecimento sobre a resistência de materiais, as próprias piramides foram construídas baseadas nessa ciência. Muitos estudiosos como Galileu, Arquimedes e Leonardo da Vinci, utilizaram dessa ciência em seus estudos e a força mais estudada nesse contexto é a força mecânica. Vários conceitos são utilizados para medir a tensão dos materiais submetidos a essa força. Ideias como momento de inércia, módulo de resistência, raio de giração, estática, influenciam diretamente na formação desses materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.