Dores nos joelhos o que pode ser

Muitas pessoas queixam-se com dores no joelho, considerado como a maior e uma das principais articulações existente no corpo humano. Constituído de duas articulações distintas, a femorotibial entre o fêmur e a tíbia, e a femoropatelar, localizada entre o fêmur e a patela. Tamanha importância também possui maior complexidade, pois é o local com maior incidência de lesões, tanto traumáticas quanto degenerativas, resultando em incômodas dores.

dor no joelho
Muitas das dores no joelho são causadas por traumas.

Formado por ossos, ligamentos, tendões, músculos, articulações, nervos e vasos sanguíneos, os joelhos são responsáveis por absorver os impactos e realizar o controle de alguns movimentos, além de ser o suporte para o peso corporal. Apesar da sua enorme utilidade, essa região do corpo é mais vulnerável a traumas, não somente por causa das inúmeras funções que realiza, mas também por causa de localização anatômica.

Inúmeras dores sentidas no joelhos são de origem traumática, ou seja,provenientes de lesões – quedas, pancadas, torções e etc. A gravidade do caso dependerá da intensidade do trauma, portanto, através do diagnóstico que revela de forma concisa a seriedade da lesão e sua precocidade, obtém-se o prognóstico para o tratamento mais adequado. As contusões de menor gravidade evoluem bem com repouso, imobilização, fisioterapia e o uso de medicamentos.

Outros problemas que causam dores na região são as doenças reumatológicas, que podem evoluir para crônicas devido os processos inflamatórios, as mais comuns são a artrose, tendinites, osteoartrite, artrite reumatoide e espondilite anquilosante. Provocam calor, avermelhamento, inchaço e dor localizados, caracterizando um fenômeno biológico complexo onde se tem a participação de muitos tipos de enzimas, células e outras substâncias ativas.

Carregar pesos em excesso é o fator principal para causar dor e lesão nos joelhos.
Carregar pesos em excesso é o fator principal para causar dor e lesão nos joelhos.

Alguns problemas são mais frequentes nas mulheres e outras mais nos homens. Apesar de atingir ambos os gêneros, as inflamações se diferem de acordo com o tipo de lesão. Os homens, são mais suscetíveis a lesões meniscais, por causa do envolvimento em atividades mais intensas, já as mulheres costumam ter mais sintomas relacionados à síndrome femuropatelar. A artralgia ou dor articular, em grande maioria é causada por sobrecarga mecânica na articulação, ou seja, excesso de peso.

O uso inadequado do joelho, enfraquece a musculatura da coxa, algo que se agrava com o avanço da idade. Pessoas idosas possuem um maior processo de desgaste da cartilagem do joelho, enquanto pessoas jovens adquirem tendinopatias dos tendões. Outra causa de problemas nos joelhos podem ser congênitas, que surgem desde o nascimento ou primeiros anos de vida e somente se manifestam entre 3 ou 4 anos de idade. Portanto, as dores nos joelhos podem ser originada por diferentes fatores, que são descobertos através de exames específicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.