Melhor lugar para pescar Tucunaré

O Tucunaré é uma espécie de peixe de água doce que vive nas águas da América do sul,  encontrado em maior quantidade no Brasil, a etimologia do seu nome vem do Tupi ” Tucum” (uma espécie de árvore) e ” aré” ( nesse caso dai ideia de semelhança), esse nome é dado devido a sua nadadeira dorsal incrustada de espinhos  cuja ferroada remete a dor provocada pelos espinhos do Tucum.

Tucunaré na água
O Tucunaré é o peixe mais brigador que nada nas águas brasileiras.

 São peixes de médio porte, podendo variar em sua fase adulta entre 30 cm e 1 metro, possui hábitos sedentários sendo mais encontrado em lagos, estuários  lagoas e rios de águas calmas, é mais ativo durante o dia, quando caça persegue a presa até captura-las, sua alimentação consiste em pequenos peixes, crustáceos e de outros sedimentos pequenos. Os Tucunarés são peixes ferozes e ocupam os topos das cadeias alimentares dos rios,  em muitos locais onde foi introduzido para a pesca, como é o caso de represas na região sudeste, foi notado um rápido impacto sobre as espécies endêmicas.

Os pescadores em geral gostam de pescar o Tucunaré por sua características exímias na  caça, garantia de uma boa briga, o que credita ao peixe o titulo de mais esportivo do país. Além disso sua carne é muito valorizada comercialmente. O melhor momento para se pescar Tucunarés é no período  da desova, pois  eles estão mais ariscos o que os leva atacar com maior avidez, na tentativa de defender sua prole.

Existem uma série de locais no Brasil onde os pescadores afirmam ter um maior êxito na pesca de Tucunarés, destes se destacam:

⇨ Lago Serra da Mesa: localizada na porção noroeste do território goiano, mais precisamente em Niquelândia e Uruaçu. Formado pelo Rio Maranhão e Rio das Almas, é o segundo maior lago brasileiro e primeiro em volume de água.

 Lago de Furnas: Localizada em Minas Gerais, cortando 34 municípios do Estado, além do Tucunaré, muito encontrado na região, merecem destaque também o Mandim, Piau, Tilápia e Traíra.

⇨ Rio Tibaji: Logrado na região sul se estende por mais de 40 municípios, integrante da bacia do Rio Paraná. Além do Tucunaré as principais espécies encontradas em suas águas são o Trairão, Pintado, Dourado e Barbado.

⇨ Barcelos: A cidade de Barcelos pertence ao Estado do Amazonas e está a uma distância de 480 Km, é conhecida por pescadores de todo o mundo como local dos Tucunarés Gigantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.