Tipos de freios automotivos

 O sistema freio de um automóvel desempenha funções importantes. Tem como função, primordial, frear o carro. Os freios servem para que o veículo pare, gradativamente ou totalmente, de se locomover próximo a algum obstáculo. Utilizando os freios, evita-se um acidente.  Esse sistema suporta todo o peso do veículo e as forças que atuam sobre ele, tal como a desaceleração, a aceleração lateral e os esforços da frenagem.

Devido ao atrito demasiado de todo o sistema de frenagem, o calor é gerado nessa região do veículo. Por isso é essencial que os pneus certos sejam escolhidos para uso, tanto nas rodas dianteiras como nas traseiras.

É sempre muito importante lembrar que o motorista é a peça chave para o acionamento do sistema de frenagem e de toda a condução do veículo.

Freios automotivos

Existem diversos freios no mercado, porém, os mais utilizados são:

» Sistema de frenagem à disco sem ABS: muito utilizado nas rodas dianteiras dos carros;

Sistema de frenagem a disco sem ABS
Exemplo de um freio a disco sem ABS.
(Foto: Reprodução)

» Sistema de frenagem à disco com ABS: mais utilizado em modelos estrangeiros;

Sistema de frenagem a disco com ABS
Exemplo de um freio a disco com ABS.
(Foto: Reprodução)

» Sistema de frenagem à tambor: geralmente utilizado nas rodas traseiras dos carros.

Sistema de frenagem a tambor
Exemplo de um freio a tambor.
(Foto: Reprodução)

Observação: em carros  carros mais antigos o sistema de frenagem à tambor tanto nas rodas traseiras quanto nas dianteiras.

Cuidados

É muito importante que a revisão do sistema de frenagem seja realizada regularmente, principalmente nos freios dianteiros, pois eles desgastam antes dos traseiros porque lidam com maior percentagem da carga de frenagem, com mais relevância em veículos de tração dianteira e algumas minivans.

Não existe um período certo para levar o carro para a revisão, mas é essencial que isso seja feito sempre. Se antes de viajar, sentir que o freio está puxando, agarrando, fazendo ruídos, quando o pedal vibra ou parece estar mais baixo que o normal, é preciso levar em um mecânico de confiança. .

Dica: O estado de conservação em que os pneus se encontram deve ser observada com atenção. Antes de viajar ou pegar uma estrada mais longa, principalmente devido as condições climáticas que se alteram. Quando eles estão “carecas” proporcionam um grande risco de deslizamento na pista para o veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.