Qualidade do sono é qualidade de vida

A rotina que levamos atualmente é corrida e estressante. Esses e outros fatores fazem com que nós e outros indivíduos tenham pouco tempo para dormir e descansar, criando maus hábitos noturnos que podem causar grandes impactos na qualidade de vida.

Muitas pessoas chegam exaustas em casa que, mesmo dormindo cerca de 7 à 8 horas durante a noite, tem uma qualidade de sono muito baixa, não sendo suficiente. Dessa forma o corpo e a mente não se recuperem totalmente, fazendo com que o organismo não responda perfeitamente aos comandos cerebrais ao longo do dia.

O que a má qualidade do sono pode causar?

Uma noite de sono mal dormida pode vir a causar falta de concentração, mal desempenho no trabalho ou na realização de qualquer tarefa. Alterações de humor, ganho de peso estão entre os principais fatores, podendo desencadear posteriormente a depressão, a diabetes, as doenças cardíacas e até mesmo algum tipo de câncer.

Especialistas afirmam que a qualidade do sono piora ainda mais quando os indivíduos consomem alimentos altamente caloricos, bebidas alcoólicas, café e refrigerantes antes de dormir ou ficam á assistir programas ou filmes até tarde. Temperaturas elevadas, um ambiente não agradável e um local de repouso não confortável também podem interferir na qualidade do sono.

Dicas de como dormir bem

Uma boa noite de sono deixa a pele e o rosto mais rejuvenescidos, ajuda o corpo a se recuperar de doenças, ferimentos e lesões, proporciona maior desenvolvimento para todo o organismo, adquirindo diversos benefícios mentais e emocionais para os indivíduos.

» Use pijamas ou trajes confortáveis para dormir;

Como o sono afeta a qualidade de vida das pessoas?
Dicas de como dormir bem durante a noite.
(Foto: Reprodução)

» Mantenha o quarto com um ambiente agradável, calmo e silencioso;

» Tente deixar a mente vazia pois é o momento de descansar, não de pensar em problemas ou no que irá no dia posterior;

» Tente não se estressar tempos antes de dormir;

» Defina uma hora regular diária para dormir todos os dias, assim o corpo irá se acostumar;

» Desligue a televisão, o computador e evite ficar mexendo no celular antes de dormir;

» Evite a cafeína, a nicotina e o álcool no fim da tarde e a noite;

» Caso tenha dificuldades para pegar no sono durante a noite, evite tirar cochilos durante o dia;

» Caso você não consiga pegar no sono em 30 minutos, não fique virando na cama, procure algo relaxante para fazer e que desperte o seu sono;

» Pratique exercícios físicos regularmente, assim você irá dar ao seu corpo algo a mais para ele recuperar, o que poderá incentivar o aparecimento mais rápido do sono. Eles devem ser realizados durante o dia ou até 3 horas antes de dormir;

» Quando for se alimentar a noite, opte por consumir alimentos saudáveis e em pouca quantidade, para que o organismo não fique muito pesado;

» Não use medicamentos para dormir pois eles podem causar efeitos nocivos a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.