Temperatura limite de um processador

Os processadores são feito para trabalharem em temperaturas  baixas, só assim eles podem atingir o pico de processamento, mas como nem todo mundo pode refrigerar o seu processador e importante saber qual a temperatura máxima que ele pode atingir até que se danifique seriamente ou derreta.

Existe uma media de temperatura para os computadores dessa geração, que fica geralmente entre 70º  mas isso irá depender muito da capacidade de processamento, por exemplo um processador que funcione a 2,5 GHz irá esquentar muito mais e mais rapidamente do que um processador que funciona a 1,8 GHz

Para diminui o calor gerados nos processadores pelo choque de entre elétrons e íons, o chamado efeito Joule, existem vários mecanismos, como a utilização de coolers para ventilar o processador o resfriando, muitas vezes e comum quando o computador estiver muito quente que o próprio computador decida encerrar a suas atividades.

processador

Para descobrir qual a temperatura máxima suportado pelo seu processador existem duas maneiras rápidas:

  • Abra o seu computador e veja que encima do seu processador a uma estampa que lhe dar informações sobre o processador entre as informações está a de temperatura máxima suportada.
  • Outra opção é conferir no site da empresa que criou o processador  todas elas tem as informações de limite de temperatura do processador entre outras mais que podem ser uteis.

Apesar de existirem diversificações entre os produtos a temperatura máxima suportada sempre estará em uma media de 60º a 75º, em apenas alguns poucos casos você irá encontrar um processador que pode aguentar 100º  ou mais, esses são processadores bem poderosos geralmente usados por empresas grandes ou servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.