Sintomas da falta de vitamina B12

A vitamina B12, também nomeada cobalamina, tem por função primaz manter as células nervosas com saúde e auxiliar na replicação genética,  age ainda sobre o humor,  atua sobre a produção de hemoglobina auxiliando, por conseguinte, o combate da  anemia. Mas então quais os sintomas da falta dessa vitamina no organismo ?

Geralmente os  sintomas da deficiência vitamínica são bastante inconclusivos, isso porque a maioria destes são comuns em outras patologias, então para um diagnóstico relevante é necessária a realização de alguns exames laboratoriais no paciente. Mesmo assim alguns indícios que podem ser o alerta, desconforto ao exercitar uma maior capacidade intelectual, dificuldades na memória, atenção e concentração além de formigamento nas pernas. Em casos mais críticos o doente pode ter anemia megaloblástica doença que causa anormalidades na médula óssea e no sangue.

desconforto intelectual
A deficiência de vitamina B12 causa entre outras coisas desconforto intelectual.

Nosso organismos consegue acumular quantidades generosas da vitamina B12 e a maioria das pessoas consegue a suprir a necessidade de substância pela própria alimentação, no entanto, para absorve-la é preciso haver a separação da mesma da proteína, processo realizado pelo estômago. Se o individuo tiver alguma carência na produção de ácido estomacal a quebra das partículas não é feita corretamente e isso reflete na absorção da vitamina. Vegetarianos também podem sofrer com o deficit de B12 isso,  por não consumir alimentos de maior reserva do elemento. Acoólatras normalmente sofrem com a falta de B12, já que o álcool atrapalha no processo de absorção e de armazenamento do componente nos tecidos.

Alguns alimentos são ricos em vitamina B12 entre eles o levedo de cerveja, leite, ovos, cerais, vegetais verdes, figado e carnes em geral. A alimentação como todos sabem é muito importante  mas se a escassez de B12  for muita é possível fazer suplementação vitamínica.  A suplementação pode se dar através de polivitamínico ou de um suplemento específico procure sempre um médico antes de suplementar, é ele que lhe  indicara as quantidades adequadas a serem tomadas. A B12 pode vir em cápsulas ou em injeção, essa última mais comum a em tratamentos clínicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.