Quem pode fazer o FIES

O FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa tutelado pelo Ministério da Educação que visa financiar a formação superior de estudantes matriculados em algum curso presencial de IES não gratuita, com avaliação satisfatória no SINAES ( Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior) e associado aos quadros do programa. Graças a uma modificação no agente operador do FIES, agora o FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) agora o financiamento pode ser solicitado em qualquer momento do ano letivo e com taxas de juros ainda mais convidativas, agora 3,4%.

Inscrição

FIES
O FIES é uma programa que vem democratizando o acesso ao nível superior de qualidade.

Os estudantes que desejam se candidatar ao FIES é tenham concluído o ensino médio a partir de 2010 precisam ter participado naquele ano ou no ano posterior do processo seletivo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), fica isento de exigências, professores que trabalham na rede pública de ensino. O FIES pode financiar até 100% do curso dependendo a renda mensal bruta da família, ou seja, a soma dos salários das pessoas que compõem a casa do estudante. O programa só atende indivíduos com renda bruta igual ou inferior a 20 salários mínimos.

Existem algumas outras clausulas ao qual o candidato deve estar ciente e quando não atendidas podem vetar sua inclusão no programa. Nesse âmbito o mesmo não pode :

➣ Estar com matriculada em situação de trancamento;

➣ Possuir renda mensal bruta comprometida inferior a 20 % ;

➣ Que já tenha sido beneficiado pelo FIES em uma outra ocasião;

➣ Estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo.

Se você se enquadra dentro das exigências do FIES e pretende se inscrever, visite o site o sítio do programa, o SisFies. Se for sua primeira visita você terá que se cadastrar informando o CPF , um e-mail válido  e uma senha. Depois disso será enviada uma confirmação para o seu e-mail depois é só logar e fazer sua inscrição, informando os dados pessoais e da instituição que serão exigidos.

Esperamos ter atendido as dúvidas do leitor, para mais informações leia também nosso artigo Como se inscrever no FIES, que mostra com maior minúcia os passos para realizar sua inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.