Quanto peso o bebê ganha no primeiro mês

Após a chegada do recém nascido, em casa, é muito importante que os pais acompanhem o desenvolvimento do filho, principalmente durante o primeiro ano de vida. É nesse período que o organismo do bebê começa a se acostumar com ambiente externo da barriga da mãe, que cria maior imunidade,  descobre coisas novas, entre diversos outros fatores.

É através dos dados obtidos, quando o bebê acaba de nascer, que em sua tabela de crescimento é estabelecida pelo médico, todos os meses, a criança deverá ser avaliada por um pediatra. É importante lembrar que o ritmo de crescimento e desenvolvimento de cada criança é singular.

A maneira mais fácil de perceber o crescimento do bebê é observando suas atitudes, troca das fraldas e roupas por tamanhos maiores. Quando menos percebemos, nossos filhos já estão aprendendo a dar os primeiros passos, já falam algumas palavrinhas e o dentinho já começou a nascer.

Peso e altura nos 12 primeiros meses de vida

Entre 0 à 3 meses

Desenvolvimento do bebê

Até os 10 primeiros dias de vida do recém nascido é normal que o bebê perca cerca de 10% do seu peso, porque o organismo expulsa o excesso de líquido que existe no corpo. Após esse período, o bebê ganha entre 500 à 1.000 gramas mensalmente até os 3 meses e de tamanho cresce aproximadamente 2 à 4 centímetros.

Entre 3 à 6 meses

Quando o bebê completa seus três meses de vida, é possível ver que ele dobrou o peso e o tamanho desde que nasceu. Devido a criança estar se movimentando mais nesse período, o seu ganho de peso mensal (até o sexto mês) varia entre 400 e 700 gramas e de tamanho cerca de 1 à 3 centímetros.

Entre 6 à 12 meses

Durante esses seis meses, o bebê costuma crescer entre 1 à 3 centímetros mensalmente e o aumento do seu peso fica entre às 400 e 700 gramas. A cada trimestre de vida da criança durante o seu primeiro ano de idade, é possível ver que o seu tamanho e peso triplicam com muita facilidade.

Cuidados essenciais com o bebê

* Alimentação: O aleitamento materno deve ser realizado de forma exclusiva até os seis meses de idade. Depois desse período, alimentos saudáveis devem ser adicionados na rotina da criança. É importante lembrar que o leite materno deve estar presente como uma complementação nutricional até os dois anos de vida do bebê.

* Vitaminas: As vitaminas A e D devem ser dadas ás crianças durante o seu primeiro ano de vida (sob prescrição de um pediatra).

* Vacinas: Todas as vacinas descritas no cartão de vacinação devem ser dadas ás crianças nas datas corretas. Elas ajudam a imunizar o organismo do bebê, protegendo-os de diversas doenças.

* Doenças comuns: As enfermidades mais frequentes no primeiro ano de vida do bebê são as dermatites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.