Tempo de decomposição do chiclete

Chiclete 2O chiclete quando está em contato com a luz e com o oxigênio pode levar até 5 anos para que se decomponha, mas quando não está pode demorar mais que esse período pois em seus componentes existem substâncias naturais e artificiais que é o que proporciona a demora da sua eliminação.

O chiclete foi criado inicialmente para proporcionar ao ser humano o relaxamento facial, fazendo com que ele movimentasse os músculos da face, retirando o estresse diário, para proporcionar um melhor hálito para a boca e também usavam o chiclete para higieniza -la.

O chiclete é composto por látex ou borracha sintética, extraído normalmente de árvores. Nessas substâncias são adicionados alguns produtos como os corantes , caldo aromatizado – que é o líquido que sai de alguns chicletes na primeira mordida -, xarope de açúcar ou adoçante – que faz com que o chiclete fique com uma casquinha, ácidos cítricos -, glicerina.

Cliclete 1

O chiclete, além de ser prejudicial ao meio ambiente – quando não é descartado corretamente – também pode afetar a saúde das crianças, de animais e causar até entupimentos.

As crianças costumam mastigar o chiclete e acabar engolindo, fazendo com que ela se engasgue, além de poder bloquear as suas passagens respiratórias ou interromper o fluxo do intestino.

Com a má escovação ou com a falta dela junto ao excesso de doce contido no chiclete, a criança pode também acabar tendo cárie nos dentes. Com os animais é necessário um cuidado na hora de jogar o chiclete fora, pois se eles engolirem podem sufocar e acabar morrendo.

Os chicletes devem ser jogados nas lixeiras. Ao serem jogados nas pias, o chiclete gruda no cano e detritos que caiam ali podem se grudar a ele fazendo com que haja um entupimento.

Preservação

Dica

 

É importante que não se masque chiclete com a barriga vazia pois a movimentação que fazemos para mastigar faz com que se crie uma substância que ao entrar em contato com o estômago faz com que se produza enzimas gástricas, levando a gastrite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.