Quanto de alimento é desperdiçado no Brasil?

O Brasil, atualmente, é considerado como um dos países que mais produzem alimento em todo o mundo. Pesquisas realizadas pela FAO afirmam que o país produz cerca de 26% de alimentos a mais do que a sua população necessita para sobreviver e em decorrência disso, o desperdício alimentício vem sendo em grande escala e motivo de preocupação.

2006

A Embrapa afirma que calculando somente as hortaliças, o desperdício chega a cerca de 37 mil quilos ao ano. Estima-se que no ano de 2006, a taxa total de alimentos inutilizados foi de 26,3 milhões de toneladas e que atualmente essa estimativa já está chegando aos seus 40 milhões de toneladas diárias, consideradas capazes de alimentar cerca de 20 milhões de brasileiros.

O Instituto Akatu, em uma de suas publicações (A nutrição e o consumo consciente – 2003) afirma que cerca de 64% de toda a colheita produzida no país é perdida não somente em relação ao seu desperdício, mas também devido ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Veja os dados:

  • 20% durante a colheita;
  • 8% durante transporte e o armazenamento;
  • 15% na indústria de processamento;
  • 1% quando se encontra no varejo;
  • 20% durante o preparo do alimento e no seu consumo.
Desperdício de alimentos, como conter?
Caminhão jogando restos de alimentos no lixão.
(Foto: Reprodução)

2007

Tendo base em diversas pesquisas, pode-se afirmar que cerca de 20% de todo o alimento que é comprado semanalmente é jogado fora. Uma prova dessas analises se dão pela 8ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, que aconteceu no ano de 2007, e demonstra que os supermercados perderam 4,48% de todo o seu movimento financeiro. Calcula-se ainda que essas perdas equivalem a 1,4% do PIB.

O desperdício alimentício no Brasil é considerado um descaso há muitos anos, devido a quantidade de pessoas no país que ainda passam fome e se encontram em estado de calamidade na pobreza. Algumas ONG’s e colaboradores afirmam que se a redução desse desperdício acontecer, menos pessoas irão passar por essa situação.

Dicas de como não desperdiçar alimentos

Opte por fazer compras semanalmente, assim você poderá fazer toda a programação da semana, podendo ainda economizar um pouco de dinheiro;

SEMPRE verifique a data dos alimentos que comprar e escolha os que possuírem prazos de consumo maiores;

Mantenha sempre a geladeira e o freezer bem organizados e limpos para os alimentos não perderem tão facilmente;

Utilize sempre os alimentos “mais velhos” primeiro, caso tenha feito compras, coloque-os acima dos novos;

Conserve bem os alimentos de acordo com as especificações descritas na sua própria embalagem;

Não coloque muita comida no prato quando for comer para depois não ter que jogar fora;

Utilize os restos dos alimentos que não foram consumidos para compor novos pratos em uma próxima refeição;

Congele os alimentos que não for utilizar para que eles fiquem conservados e não estraguem;

Dica: uma boa pedida para quem não sabe cozinhar ou mora sozinho é fazer refeições semanalmente, colocá-las em pequenos recipientes e congela-las e ir  consumindo de acordo com o cardápio que desejar. Veja mais sobre esse assunto AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.