Quantas pessoas podem entrar na sala de ultrassom

O ultrassom é uma das melhores técnicas de detecção sonora que foram desenvolvidas. Ele funciona como se fosse um radar, só que bem mais elaborado. Esse exame é pedido por obstetras para acompanharem a formação do feto nas gestantes, mas também pode ser usado para examinar a circulação de sangue ou até mesmo para verificar órgãos internos, tudo isso feito de forma prática e sem dor.

ultrassom de 20 semanas de gestação
O número de pessoas para acompanhar o exame de ultrassonografia pode variar de hospital para hospital.(foto: reprodução)

Oficialmente o número de pessoas que podem entrar na sala é apenas o paciente mais o acompanhante. Mas isso vai depender muito da política do hospital, pois realmente não há uma regra especifica que determina que certa quantidade de quantas pessoas podem ficar no ambiente. O aparelho não emite nenhum raio nocivo, o mesmo é seguro para todas as pessoas.

A técnica do ultrassom é revolucionaria, pois o aparelho funciona com um impulso sonoro de alta frequência, semelhante ao de baleias e golfinhos. Esse som, através os fluidos corporais, reflete nos tecidos e o som que é emitido de volta é interpretado pelo computador que cria a imagem. A imagem vista na tela do computador mostra o interior do corpo ou no caso mais comum, o feto em formação. Com essa técnica é possível até mesmo identificar o sexo do bebê antes de nascer.

Atualmente, com a tecnologia em ascensão, é possível fazer ultrassonografias em 3D ou seja, uma imagem totalmente tridimensional do feto em formação. Através de várias visões bidimensionais, o software vai delineando a imagem 3D. Essa tecnologia contribui muito ainda para detecções de problemas de saúde, principalmente tumores. Em um futuro não distante, espera-se imagens de qualidade e bem definidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.