Qual o limite de pagamento do IPVA em São Paulo

Todo consumidor sabe que ao adquirir um automóvel ou motocicleta, precisa manter todos os seus documentos regularizados, do contrário, o carro não poderá circular pelas vias, corre o risco de ser apreendido e o condutor ainda sofre medidas repreensivas, como multas e perda de pontos na CNH. Entre os documentos está Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), documento este que é preciso ser pago todos os anos.

O IPVA é gerado assim que o consumidor realiza a aquisição de um veículo zero km, fazendo parte da documentação obrigatória constante na nota fiscal da compra. Portanto o documento incide sobre o proprietário de qualquer veículo. Em cada estado do Brasil são determinados os dias para a realização do pagamento do IPVA, mas os prazos se diferem de acordo com o Detran local.

Boleto de Pagamento IPVA São Paulo - SP
O IPVA SP pago em dia não recebe multa nem juros.

A datas de pagamento também se baseiam no final da placa de cada veículo, seguindo as categorias – carros, motos, caminhões e etc. Confira o manual  instrutivo para o pagamento do IPVA 2013 para São Paulo. Também pode ser feito a consulta e pagamento antecipado do valor do imposto, que pode ser feito tanto nas redes bancárias quanto via internet.

O valor que é arrecadado com o IPVA tem função fiscal, e o mesmo é revertido para o Estado e município de registro, divido em partes iguais. O valor do imposto é calculado de acordo com o mercado dos veículos, podendo incluir valor de opcionais e acessórios. DE acordo com a secretaria estadual da Fazenda, o IPVA 2013 do estado de São Paulo será mais barato, sofre queda de em média, 8,56%.

Essa diminuição se dá por causa do corte do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados promovido pelo governo, que diretamente influenciou no preço de venda dos veículos. O consumidor precisa ficar atento quanto as datas, pois apesar de existirem 3 períodos para realizar o pagamento, de Janeiro a Março, tem-se um limite e ao excedê-lo pode arcar com uma despesas maior.

A última data para fazer o pagamento do IPVA de São Paulo, é no dia 26 de março, ma sé preciso saber qual a placa coincide com a data. Depois da data limite de pagamento do IPVA, são inclusos multas de 0,25% a 15% por dia de atraso e juros de 1% ao mês sobre o valor. Quem não tiver na carteira nenhuma multa registrada no último ano, recebe descontos de 10%, e se for nos últimos dois anos, aumenta para 15%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.