Qual músculo cresce mais rápido

As academias de musculação estão cada vez mais cheias de alunos, todos buscando atingir os padrões de beleza contemporâneos, músculos em evidência e avolumados, um físico sarado como um todo. Outra características dos novos tempos é a velocidade, queremos sempre cumprir nossos objetivos da forma mais rápida possível, isso dentro do contexto fitness gera um grande problema,  o não respeito pelos limites do corpo e o uso de atalhos, quase sempre mazelosos a longo prazo. Colocamos quase sempre nossa efémera aparência em detrimento, de nossa essência.

Depois dessa breve fala introdutória que trás uma reflexão que deve ser sempre recorrente na consciência dos praticantes de musculação, vamos tentar responder uma pergunta, a princípio, simples e objetiva, qual o músculo cresce mais rápido? Mas, essa resposta não é tão simples e como veremos a seguir, envolve uma série de parâmetros, que juntos nos darão arcabouço para elucidar essa questão.

malhar
É difícil precisar qual músculo do corpo cresce primeiro, pois isso envolve fatores específicos de cada um.

Todos nos somos diferentes geneticamente inclusive no tipo físico, isso significa que cada pessoa tem características próprias pré determinadas e determinantes para a hipertrofia muscular. De maneira mais abrange os estudos genéticos define três perfis físicos, Mesomorfo, Endomorfo e Ectomorfo:

Mesomorfo:

*  Indivíduos que se enquadram nesse grupo, tem uma tendência natural ao ganho de massa muscular, a simetria corporal e um metabolismo anabólico  com facilidade também para eliminar gordura. Esses teriam a chamada genética dos deuses é aquela que todos desejam se enquadrar, isso não significas que estes não precisam de bons hábitos, a predisposição pode ser suplantada pela vida desregrada.

Endomorfo:

* Esse possuem um densidade óssea maior o que credita uma grande facilidade em obter massa muscular, superando inclusive os mesomorfos, contudo, acumulam gordura facilmente e não conseguem elimina-la com facilidade, assim conseguem na maioria das vezes músculos grandes mais pouco definidos.

Ectomorfo:

* Esses tem muita dificuldade de ganhar massa muscular, assim como gordura, o metabolismo é muito acelerado e quase sempre apenas a dieta diária não é suficiente para suprir sua carência de nutrientes.

Saber o seu tipo físico é de estrema importância para elaboração de uma dieta adequada e um treino especifico. Mas o que isso influi para a resposta do questionamento lançado no inicio do artigo? Antes de tentar descobrir qual o músculo cresce primeiro, devemos reconhecer nosso tipo físico e descobrir a forma que se dá o processo anabólico em nós, e estruturar toda a nossa rotina de treinos em torno disso. Pela ótica  da  genética podemos entender que somos diferentes quanto a forma, e essa particularidades também estão presentes em cada grupo muscular, no que tange a forma, o tamanho e a velocidade de desenvolvimento.

Tem pessoas que tem uma maior facilidade em desenvolver os bíceps, enquanto outros consegue ganhos rápidos em costas ou peito, esse comparativo pode ser expandido a praticamente todos os grupos musculares, essa variação de resultados se também pelo estímulos, o treino é uma peça a fundamental, a técnica quando eficiente promove um crescimento uniforme e simétrico.

É bom ressaltar que existe  grupos musculares  ditos mais difíceis de fomentar, são eles: Panturrilha, Antebraço, Abdômen e Trapézio. O mais corretos é encara-los como músculos incompreendidos, isso porque estes possuem fibras de maior resistência que reagem melhor a treinos intensos e mudanças periódicas no treinamento, pois a capacidade adaptativa deles é grande se comparada aos demais grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.