Qual forma posso usar no microondas

O microondas é um dos eletrodomésticos que mais vem sendo utilizados no Brasil e no mundo, devido a facilidade que proporciona ao preparo e aquecimento de alimentos e bebidas. Além disso, ainda possui uma super simplicidade de manipulação – devido ao seu menu detalhado.

Mesmo as pessoas que não sabem cozinhar conseguem criar pratos maravilhosos nesse aparelho ou pelo menos esquentar alguma mercadoria congelada do supermercado para se alimentar. A rapidez em que os alimentos ficam prontos é o que mais agrada os seus usuários.

Um relevante detalhe que deve ser mencionado antes de fazer o uso do microondas é em relação aos utensílios e recipientes que podem ser colocados dentro dele, porque nem todos os materiais contidos em formas, vasilhas de vidro ou plástico são recomendadas para essa atividade.

Qual forma posso usar no microondas
Representação de um microondas.
(Foto: Reprodução)

Geralmente, no manual desses produtos podem ser encontradas essas e outras dicas, mas se você quer respostas rápidas sobre quais os tipos de recipientes podem ser manuseados ou não, confira as descrições a seguir.

Materiais liberados

Vidros refratários (indicados para cozimento).
Vidros comuns (indicados para aquecimento).
Porcelana e louça (indicados para aquecimento).
Cerâmica vitrificada (indicados para aquecimento).
Plásticos transparentes com valor 1, 2, 3 e 5 (indicados para aquecimento).
Papeis absorventes (indicados para cobrir o recipiente e diminuir a sujeira, como papel toalha, guardanapos ou plástico próprio para essa finalidade).

Materiais não-recomendados

Papel alumínio.
Cerâmicas não vitrificadas.
Metais (independente do tamanho ou formato que for).
Plásticos transparentes e coloridos (com valor 7 na descrição).

Curiosidade

Certos tipos de materiais não podem ser manipulados dentro do microondas porque o seu contato com as ondas eletromagnéticas faz com que danos sejam promovidos ao aparelho, ocasionando ainda riscos de explosão ou fogo, o que pode machucar as pessoas que estiverem por perto.

Dicas

Fique atento as descrições dos recipientes, alimentos e bebidas antes de comprar ou colocar no microondas, assim será mais fácil encontrar as categorias que são liberadas ou não para dinamizar nesse eletrodoméstico.

Se for fazer a limpeza do aparelho ou realizar qualquer outra atividade que não envolva alimentos ou bebidas, procure ler o manual e artigos de fontes confiáveis na mídia online. Muito cuidado para não causar prejuízos a sua cozinha e a saúde de quem está por perto.

É muito importante que qualquer mercadoria da “linha branca” seja adquirida com uma analise específica, que possua economia de energia e seja de uma marca confiável – que tenha garantia e centros técnicos em diversos locais, caso seja necessário algum reparo/manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.